Atlética Araras realiza ação ambiental com apoio de 4 grupos de escoteiros e da Secretaria do Meio Ambiente
Por Kauã Bueno (Agência Focs – Jornalismo Uniso)
Na manhã de sábado (21), 400 voluntários divididos em seis grupos realizaram uma ação ambiental no Parque Natural da Cachoeira, no Wanel Ville 2, em Sorocaba, com intuito de comemorar o Dia da Árvore além de melhorar a flora local. A organização da ação teve participação da Atlética Araras da Uniso.
Pitanga, Jacaranda, Pau-viola, Ipês-roxos, amarelos, brancos e rosas são algumas das 80 espécies das mil mudas nativas, frutíferas e não-frutíferas, que estarão colorindo a cidade em breve.
“Essas mudas são produzidas pelo viveiro de Sorocaba, no Parque Chico Mendes. Lá é feito um banco de sementes para garantir uma variedade de espécies, elas são cuidadas até atingir um tamanho adequado e são enviadas para nós, podendo ser retidas por qualquer pessoa” explica Victor Carneiro, funcionário da Secretária do Meio Ambiente.
Carneiro justifica o motivo de o local ter sido escolhido. “Além das questões ambientais, o parque foi muito afetando pelas queimadas, e por conta da cachoeira é necessário ter uma mata ciliar para evitar o assoreamento e poluição do córrego que temos aqui muito próximo das residências.”
Giovana Haddad, representante da área Social da Atlética Araras, fala sobre a organização dessa ação. “Nós organizamos essa ação pela Atlética e, posteriormente, entramos em contato com a SEMA (Secretária do Meio Ambiente) para ter todo o apoio ambiental, estrutural e acesso às mudas. Durante o ano tentamos realizar de duas a três ações, não necessariamente plantios, mas sempre com uma pauta ambiental.”
Reginaldo Germando, chefe de seção dos escoteiros Ramo Lobinho, comenta sobre os benefícios da ação para as crianças voluntárias. “Trouxemos 33 crianças com a faixa etária de 6 a 10 anos, e essa ação é muito importante para educá-las e garantir um futuro melhor, tanto para elas, quanto para o meio ambiente.”