Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

O surgimento do LabCom e da agência Cria da Casa

A história do surgimento de um dos maiores laboratórios universitários de comunicação do estado de São Paulo, onde a tecnologia capacita os futuros profissionais de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Por Stefany Lima (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

O LabCom (Laboratório de Comunicação da Uniso – Universidade de Sorocaba) teve início em agosto de 1996, um ano após a implementação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Para suprir a necessidade de aulas práticas dos alunos de Comunicação, a Universidade – que, na época, funcionava apenas no Campus Seminário, localizado na Vila Trujilo, em Sorocaba – contratou uma produtora de vídeo de Sorocaba para ministrar aulas semanais, com a aplicação teórica dos equipamentos. No entanto, isso não era suficiente para capacitar os estudantes de forma adequada.

Diante dessa necessidade, em junho de 1996, o educador, professor de Filosofia, escritor e fundador da Uniso, professor Aldo Vannucchi, implementou o LabCom.

O projeto foi estruturado por Fernando Negrão Duarte (57), jornalista e ex-coordenador do curso de Jornalismo. Ele visitou e utilizou como referência outras universidades, como a PUC e a Universidade de Caxias do Sul, que, na época, eram consagradas pelo MEC como algumas das maiores referências em comunicação do país.

O início do projeto

O projeto teve início com a compra de equipamentos considerados de última geração na época, com a proposta de ser não apenas um espaço de produção acadêmica, mas também de produção profissional, denominado BroadCast.

A construção do estúdio de rádio, inaugurado em 15 de agosto de 1997, marcou o início do projeto. O radialismo, na época, era muito consagrado, e a inauguração do espaço contou com a transmissão ao vivo de emissoras de rádio da região, como a CBN Clube 1080 AM, Cruzeiro FM e Rádio Jovem Pan.

Paralelamente, foram construídos dois estúdios fotográficos, além de um laboratório de fotografias analógicas, onde era possível aprender sobre o processo químico de revelação de imagens produzidas em aula.

No ano seguinte, antes do início do ano letivo, foi inaugurado o estúdio de TV, com equipamentos idênticos aos utilizados no mercado profissional. A tecnologia oferecida pela Uniso era a mesma empregada em emissoras nacionais.

Após seis meses no campus Trujillo, os estúdios foram transferidos para a Cidade Universitária, junto com os cursos de Comunicação. Foram investidos aproximadamente 1 milhão de dólares (cerca de 5 milhões de reais, conforme a cotação atual) na construção e no equipamento do LabCom, que hoje é o maior laboratório de comunicação de uma universidade do estado de São Paulo.

Agências de comunicação, a porta de entrada para o mercado de trabalho

As agências de comunicação foram implementadas na Uniso com o objetivo de integrar os alunos ao mercado de trabalho, sendo uma antecipação do que estava por vir.

Elas foram estruturadas para que os alunos pudessem colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, até conseguirem um estágio externo.

“Frequentei o Laboratório de Comunicação ainda no Campus Seminário, na Rua Eugênio Salerno. Lá, aprendi, com a orientação do professor Júlio César Gonçalves e dos monitores, a fazer diagramação de jornal e revista. Também utilizei os laboratórios de fotografia para aprender na prática Fotojornalismo, disciplina que era ministrada pelo professor Fernando Negrão Duarte”, conta Cibelle Freitas (48), jornalista formada pela Uniso em 1999.

Cibelle foi uma aluna das primeiras turmas do curso de Jornalismo e, segundo ela, graças à experiência que adquiriu, conseguiu se inserir no mercado de trabalho. Ela pontua: “Foram importantes na minha formação profissional. Consegui diversos trabalhos para empresas que, na época, produziam muitos informativos impressos.”



E aí, você é Cria da Casa?

Após uma reformulação do curso de Publicidade e Propaganda, uma nova agência de publicidade foi implementada na Uniso. A Cria da Casa surgiu em agosto de 2013, com a entrada do professor Bruno Martins (39), atual Coordenador do curso de PP.

Na época, Bruno era coordenador de planejamento na Agência Verbo e recebeu a missão de criar o que viria a ser a agência experimental do curso de Publicidade. A agência foi dividida em duas partes: uma supervisionada por Bruno, na área de design gráfico, e a outra pelo professor Júlio Gonçalves, responsável pela orientação de planejamento.

Os alunos do 1º ao 4º semestre que trabalham na Cria ganham horas complementares. A partir do 5º semestre, o tempo dedicado à agência é validado como estágio obrigatório. Atualmente, cerca de dez alunos participam do projeto.

Bruno Martins também é o atual Coordenador de Marketing da Penalty, uma das maiores marcas de artigos esportivos do Brasil. Ele acredita que a Cria da Casa é a porta de entrada para o mercado de trabalho dos alunos de Publicidade, pois a agência já possui certa notoriedade.

“A Cria tem uma conta no LinkedIn e a maioria dos nossos alunos menciona que trabalharam na agência. […] Eu acredito que esses alunos têm mais oportunidades no mercado, pois participaram da agência experimental, e os profissionais externos enxergam essa experiência”, afirma Bruno.

Um exemplo de aluna que fez parte do projeto é a Julia Saori Oikawa (20). Ela é aluna do sétimo módulo de Publicidade e Propaganda e já fez parte da agência Cria da Casa por seis meses quando entrou na faculdade. Ela participou do projeto no primeiro semestre e conseguiu horas complementares. Atualmente, faz estágio na Uniso e disse que a experiência a ajudou a adquirir mais conhecimento na área de comunicação.


LabCom, o palco das personalidades

O laboratório de comunicação recebeu a visita de personalidades regionais e nacionais. Um exemplo disso é a visita do famoso comentarista esportivo e ex-futebolista, Craque Neto. O apresentador de Os Donos da Bola (Programa da Band Sports) compareceu e visitou os estúdios de mídia da Universidade de Sorocaba no primeiro semestre de 2022 para a realização de um comercial.

Alugado para produtoras de mídia de todo o estado de São Paulo por contar com a mais avançada tecnologia do mercado nacional (Full HD), o estúdio já sediou gravações de programas de televisão do SBT, TV Tem e Rede Vida, além de propagandas, com exceção de propagandas políticas.

A produção de conteúdo também se estende às redes sociais. Um exemplo disso é o Arcebispo Dom Julio Endi Akamine, que iniciou gravando um programa católico para a Rede Vida e hoje produz conteúdo para suas redes sociais.

Dentre os projetos de destaque, o LabCom contou com a gravação que comemorava o centenário do rádio no Brasil. Foram entrevistados 100 radialistas e ex-radialistas que ajudaram a construir e fortalecer o rádio na região. Os documentários foram gravados em junho de 2022. Um projeto universitário que se transformou em um projeto comunitário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *