Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

O Fandango Caiçara Paulista – Apontamentos de Viagem: livro fala sobre a expressão musical-coreográfica-poética

O livro, lançado na última sexta-feira de março (28), na Universidade de Sorocaba (Uniso), relata desde a origem do fandango, trazido da Europa, até sua adaptação e desenvolvimento pelos caiçaras do litoral paulista.

Por Gabriela Vasconcelos (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Livro O Fandango Caiçara Paulista – Apontamentos de Viagem – Foto: Thífani Postali

O livro O Fandango Caiçara Paulista – Apontamentos de Viagem apresenta um mergulho na cultura caiçara por meio do fandango, uma manifestação popular que combina música, dança e poesia. A obra se dedica a registrar essa tradição profundamente enraizada nas comunidades litorâneas do estado de São Paulo, mostrando sua relevância histórica e os desafios para sua continuidade.

O fandango caiçara é uma manifestação cultural que apresenta influências dos povos ibéricos, africanos e dos povos originários das Américas, trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e adaptada ao contexto das comunidades do litoral sudeste e sul do país. Ela combina elementos musicais, coreográficos e poéticos, sendo tradicionalmente executada com instrumentos como a rabeca, a viola e o adufe (instrumento de percussão português que representa uma espécie de pandeiro). O fandango, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2011, como Patrimônio Imaterial, combina música, religião, dança e poesia em celebrações comunitárias. Mais do que um simples estilo musical ou de dança, o fandango caiçara é um momento de encontro e celebração, frequentemente realizado em festas, mutirões e outras ocasiões coletivas. Suas letras costumam narrar o cotidiano, histórias locais e temas do universo caiçara, transmitindo conhecimento e reforçando laços sociais.

Lançamento do livro na Biblioteca Aluísio de Almeida na Uniso – Foto: Arquivo pessoal

A obra, da editora Diálogo Freiriano e produzida pela Cataia Cultural, foi escrita pelo músico, artista multimídia e pesquisador Rodrigo Fonseca, com a colaboração de Fabricio Borges, Thífani Postali, Rodrigo Cabrerisso e Felipe Gomide. O projeto teve início em 2023, mas foi em 2024 que os autores realizaram viagens de pesquisa, percorrendo comunidades litorâneas de Ubatuba à região do Ariri, distrito de Cananéia, munícipio litorâneo no extremo sul do Estado de São Paulo. Durante esse período, visitaram mestres fandangueiros e registraram suas histórias por meio de gravações em áudio e vídeo, buscando preservar e valorizar essa manifestação cultural. O livro recebeu financiamento por meio do edital ProAC 2023, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC-SP). O e-book digital pode ser acessado, gratuitamente, pelo link: https://www.cataia.com.br/ofandangocai%C3%A7arapaulista.

Além do lançamento do livro, a Cataia Cultural lançou, em dezembro de 2024, o podcast Fandango, Dos Mares para os Lares, que explora a riqueza dessa expressão musical, desde sua origem até sua influência na música popular brasileira. O podcast conta, atualmente, com 4 episódios, e está disponível também no formato de videocast (que consiste em conteúdo em vídeo, similar a um podcast). Apresentado pelos membros da banda Cataia, Rodrigo Fonseca e Rodrigo Cabrerisso, o programa recebe convidados para compartilharem suas experiências e vivências relacionadas ao fandango.

Podcast Fandango, Dos Mares Para os Lares – Foto: Reprodução

Podcast Fandango, Dos Mares Para os Lares – Foto: Reprodução

Em um dos episódios, Fonseca cita a importância do fandango como movimento social. O fandango começou de outra forma, com outro significado. Hoje, tá se criando outro significado, que é as apresentações culturais, as instituições, mas a importância dele dentro da comunidade, por um tempo, até aqui, ficou meio apagada. Tá voltando a ter de novo, com uma força coletiva do local, da sociedade local. Isso valoriza a cultura. O fandango vai se tornando outra coisa do que tinha o significado original.

O podcast está disponível nas plataformas de streaming Spotify e YouTube, e pode ser acessado a partir dos seguintes links:

Spotify:

YouTube:

https://youtube.com/@cataiacultural?si=Esoq9pclbCc6QK3z

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *