Campanha Salarial do Sindicato dos Jornalistas 2025 começa com assembleia virtual
A campanha salarial dos jornalistas de jornais e revistas do interior e litoral de São Paulo começou com uma assembleia virtual da categoria na última terça-feira (1)
Por Gabriela Vasconcelos (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) se reuniram na última terça-feira (1) para discutir ações de mobilização. As regionais do SJSP se preparam para chamar jornalistas a se envolverem na campanha, que tem data-base em 1º de junho.
A assembleia é voltada e destinada aos profissionais que são desse segmento, de jornais e revistas que não são da capital, como o interior, o litoral e a Grande São Paulo, destaca Solange Santana, secretária de Regionais do SJSP.
O debate foi fundamentado na pré-pauta, que apresentou diversas reivindicações não contempladas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente e propôs a recomposição salarial, além de ajustes em outros aspectos econômicos. A proposta preliminar discutida em assembleia sugeriu, nas cláusulas econômicas, um reajuste salarial com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no período de 1º de junho de 2024 a 31 de maio de 2025. Além disso, propôs a recomposição das perdas inflacionárias acumuladas entre 1º de junho de 2021 e 31 de maio de 2024, que ainda não haviam sido compensadas, de forma retroativa, acrescida de um aumento real de 3%.
A pré-pauta também inclui diversas reivindicações da categoria que já vinham sendo apresentadas desde antes de 2021. Entre elas, questões relacionadas ao combate ao assédio moral e sexual, equiparação salarial entre homens e mulheres, acúmulo de funções, ampliação da licença-maternidade e regulamentação do teletrabalho.

A Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2025, organizada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) em conjunto com 31 sindicatos filiados de jornalistas de todas as regiões do Brasil, tem como objetivo principal fortalecer a categoria e buscar melhorias nas condições de trabalho e remuneração dos profissionais de jornalismo.
Sob o lema Quem informa o Brasil somos nós!, a campanha busca conscientizar a sociedade sobre a importância dos jornalistas na proteção da democracia, ao mesmo tempo em que reforça a necessidade de valorização da categoria e do reconhecimento da representatividade sindical.