Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

Projeto Parada Amiga visa mais segurança para as mulheres

O projeto oferece qualidade na segurança dos pontos de ônibus de Sorocaba.

Por: Yumi Cugler (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

O projeto Parada Amiga foi inaugurado no dia 8 de março deste ano pela Concessionária BRT Sorocaba, visando oferecer mais segurança para as mulheres que circulam pela cidade em horários de pouco movimento nos pontos de ônibus.

De acordo com dados cedidos pela delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Renata Zanin, no mês em que o projeto foi inaugurado, foram registrados 529 boletins de ocorrências em relação a violência doméstica e 234 pedidos de medidas protetivas na cidade.

“Tenho conhecimento desse projeto de forma superficial e acredito sim que é de grande ajuda, mesmo porque eu tive um exemplo recentemente registrado na Delegacia de Defesa da Mulher em que houve uma tentativa de estupro e se esse sistema já estivesse sido implantado naquele ponto de ônibus, a vítima não teria sofrido a violação, porque ela poderia facilmente ter acessado esse sistema remoto e procurado algum tipo de ajuda”, opina Renata.

No ponto de ônibus da Av. Armando Pannunzio, em frente ao Habib´s, é oferecida a assistência por meio do acesso remoto onde são transmitidos imagem e áudio da operadora do setor interno em tempo real por uma tela de LED que possui proteção antivandalismo e assim a passageira escolhe se deseja ou não ser acompanhada até o seu embarque; funciona das 19h às 5h, porém, é monitorado 24 horas por dia através de inteligência artificial.

No Centro de Controle Operacional (CCO), nos pontos de ônibus onde não há acesso remoto, a inteligência artificial emite um aviso em que notifica a mulher que está sozinha em um horário de pouco movimento, logo após identifica o local e a partir disso, o operador acompanha a usuária até o embarque, mesmo sem a ciência de que ela está sendo monitorada. Se houver qualquer ação que possa se enquadrar como agressão, automaticamente são acionadas as autoridades.

“A IA é uma criança que você vai ensinando. Existem ações que ela ainda não percebeu. Dentro desses 2% que faltam, parece pouco, mas são as exceções que temos muito que ensinar a ela, até que ela chegue ao 100%. Há muito trabalho pela frente, a manutenção é mostrar pra ela as várias situações e ensiná-la quais são de risco, eventos, assédio e quais são situações normais”, explica o projetista de Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) e bacharel em ciências da computação Ramon Alcaraz, que foi responsável pela estruturação da tecnologia.

No momento, existem 25 pontos monitorados por IA, cinco deles com acesso remoto em processo de instalação. Há planos de expansão para que sejam incluídos outros pontos críticos da cidade.

Imagens demonstrativas de como é visto pelo Centro de Controle Operacional (CCO)/

O número de ocorrências atendidas por dia é de 20 a 30 eventos, mas com o acesso remoto são cerca de 6 a 10 atendimentos, de acordo com a supervisora do Centro de Controle Operacional (CCO), Jéssica Rodrigues.

De acordo com a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2024, o Brasil teve 20 milhões de notificações de violência contra a mulher, com notificações de ameaça ao feminicídio; seria como se 10% da população brasileira tivesse sofrido algum tipo de violência física, psicológica, econômica e política. A ministra apresentou os dados durante seu discurso no Seminário Democracia, Justiça, Política e o Futuro do Ministério Público, Perspectiva Feminina, realizado em São Paulo, na última semana de março.

“O fato de estar sendo vigiado e as pessoas terem ciência disso, já reduz o risco contra a mulher. Conseguimos oferecer qualidade na segurança”, afirma o presidente da Concessionária BRT Sorocaba, Renato Andere.

“Desde o início, nós temos uma preocupação especial com as pessoas nas paradas de ônibus, e o foco maior é a vulnerabilidade das mulheres, então sempre estamos buscando uma solução”, complementa Ramon.

O projeto levou cerca de 14 meses para ser consolidado, contando com Sistemas de Transporte Inteligente (ITS), Inteligência Artificial (IA) e sistema de monitoramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *