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“Vocês deixam um legado: sempre é possível fazer algo diferente na gastronomia”

Por Gabriela Vasconcelos (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Alunos e banca avaliadora nos laboratórios de Gastronomia da Uniso, localizados no Apoio 3 do Campus Cidade Universitária – Foto: Arquivo pessoal

Na última sexta-feira (23), os alunos do curso de Gastronomia da Universidade de Sorocaba (Uniso) apresentaram as receitas autorais criadas a partir dos sucos naturais da empresa parceira Mitto, em um dos projetos mais esperados do semestre, conduzido pela professora Juliana Tonon.

O desafio proposto aos estudantes foi a criação de um catálogo de receitas inovadoras que incorporassem os sucos naturais Mitto como ingrediente obrigatório. A proposta estimulou a criatividade dos grupos, que se dedicaram ao pré-preparo nos dias anteriores à degustação — testando proporções, ajustando sabores e definindo a apresentação dos pratos.

Foto: Gabriela Vasconcelos

No dia da avaliação, os grupos entraram um a um na sala, com os pratos já montados. Os alunos serviram as receitas, explicaram suas criações e responderam às perguntas da banca avaliadora, formada por profissionais convidados.

Participaram da banca a chef e professora de Gastronomia da Uniso Elaine Berges da Silva, a chef Thais Chaguri, a comunicadora e influenciadora digital Vanessa Thomé (“Ne Thomé”), os representantes da empresa Mitto, Fernando Marconi e Esmeralda Nagle, e a pesquisadora e professora da Uniso Renata Lima.

Foto: Juliana Tonon

Com o encerramento das apresentações, a professora Juliana Tonon destacou o caráter formativo do projeto: A banca não é uma questão punitiva, [a comida] é para ser vendável, gostosa.

A chef Thais Chaguri avaliou o conjunto das criações: Os pratos estão num patamar considerável. Em proporção, a maioria foi equilibrado. Deu para sentir a proposta do sabor. É tempo para vocês desenvolverem o trabalho. Não é fácil, não é de primeira que vocês vão conseguir. A cozinha não é fácil, mas é gratificante no final.

A comunicadora e influenciadora Vanessa Thomé elogiou a apresentação dos pratos e o cuidado dos alunos: Estar aqui hoje e comer é uma honra. Aprendi com meu pai que, primeiro, comemos com os olhos. Me sinto satisfeita. Eu pediria todos os pratos em um restaurante. Vamos fazer refeições com mais amor e mais carinho.

Fernando Marconi, representante da Mitto, falou com entusiasmo sobre a parceria: Para nós, é um prazer imenso estar aqui. O melhor projeto que a gente participou foi com os alunos da Universidade de Sorocaba. Esmeralda Nagle completou: Estão de parabéns, e estão prontos para se prepararem para o mercado de trabalho. Me sinto muito grata a todos.

A pesquisadora Renata Lima destacou: É um prazer estar sempre aqui. Vocês estavam com um desafio grande, porque eu não gosto muito de doce, mas eu gostei de vários pratos e de várias propostas que envolveram sobremesas.

A professora Juliana Tonon reforçou a importância do processo de aprendizagem na universidade: A gente tem que errar aqui e se preocupar aqui; o lugar para fazer isso é na universidade. Em sua fala final, expressou orgulho diante do desempenho dos alunos: Vocês deixam um legado. Se mil pessoas comessem a comida de vocês, sairiam daqui felizes, tenho certeza. Estou orgulhosa e quero agradecer aos meus alunos. Sempre é possível fazer algo diferente na gastronomia. E concluiu: A comida é algo inexplicável — e só o curso de Gastronomia consegue proporcionar essa experiência.

A chef e professora Elaine Berges da Silva também fez questão de compartilhar sua impressão sobre a turma: Eu não me surpreendi com o resultado. Conheço a qualidade da Uniso, dos professores, só podia ter coisa boa. Estou muito orgulhosa de ver essa turma cheia, da forma como todos trabalharam. Estou ansiosa para ter vocês comigo no próximo semestre.

O coordenador do curso, professor Carlos Martins, que acompanhou o projeto, relembrou o histórico da iniciativa: Desde o período da pandemia, buscamos envolver empresas parceiras para que os alunos enfrentem situações reais. Sabemos que o trabalho é exigente, mas é assim que os alunos se desenvolvem. O resultado mostra o quanto vale a pena.

A proposta marcou o semestre dos alunos, unindo prática, desafio e muita troca. Entre críticas construtivas, elogios e aprendizado, o que ficou foi a certeza de que cozinhar vai além da técnica — é também uma forma de se comunicar, emocionar e, como disse a professora Juliana Tonon, fazer o inexplicável acontecer.

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