Vizinhança das Foxcas: um abrigo criativo para jornalistas em formação
Iniciativa universitária propõe dar continuidade a produções acadêmicas, incentivando a prática jornalística além da sala de aula
Por Gabriela Vasconcelos (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Uma ideia que começou como um desejo de continuidade está ganhando forma como um projeto inovador dentro da Universidade de Sorocaba (Uniso). A estudante de Jornalismo Fernanda Helena de Campos, de 20 anos, criou a Vizinhança das Foxcas, uma agência experimental voltada à valorização de conteúdos produzidos por alunos — especialmente aqueles desenvolvidos em disciplinas práticas, como os projetos integradores.
A proposta da agência é clara: transformar trabalhos que normalmente ficariam arquivados em produções com vida própria, que possam ser publicadas, adaptadas e ampliadas. Seria muito legal se esse projeto fosse para frente, a gente ter uma equipe própria, comenta Fernanda, reforçando a ideia de formar um grupo fixo e comprometido com a continuidade de conteúdos, indo além das exigências curriculares.
Fernanda lembra que muitos projetos relevantes acabam esquecidos depois da entrega formal. Um exemplo foi um podcast produzido recentemente para um projeto integrador: Muita gente fez conteúdos e temas legais, mas é um pouco difícil a gente acabar se organizando e levando o projeto para frente.
Além de dar visibilidade aos trabalhos, a Vizinhança das Foxcas também quer acolher alunos mais tímidos ou inseguros com as práticas jornalísticas, criando um espaço seguro e colaborativo para o desenvolvimento de portfólios. A gente quer tentar encaixar, na medida do possível, que essas pessoas consigam conciliar os estudos com a criação de conteúdo, para não atrapalhar, explica Fernanda.
Outro eixo da proposta é estimular o protagonismo estudantil, algo que, segundo Fernanda, já foi experimentado com sucesso em iniciativas anteriores do curso, como o Jornal Inclusão — um projeto de extensão da Universidade de Sorocaba, realizado por alunos e docentes em parceria com a rádio Cruzeiro FM. O programa, que esteve no ar por mais de uma década, levava semanalmente ao público conteúdos voltados à cidadania, acessibilidade, saúde, educação e direitos humanos. Eu estava no primeiro semestre e já tinha contato com narração de rádio, lembra Fernanda. Toda semana, pelo menos uma vez, eu ia até a estação para gravar uma manchete. E não era atividade de aula, era uma iniciativa do curso de Jornalismo mesmo. O projeto foi encerrado, mas segue como referência de experiência prática para muitas gerações de estudantes.
Por enquanto, a Vizinhança das Foxcas conta com duas integrantes: Fernanda e Giovanna Fachini Carrazevedo, de 22 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, que já contribui com ideias para os rumos da agência. Seria legal começar projetos como podcasts para divulgar lugares como museus, pontos culturais, ajudar os projetos dos alunos da Uniso e cobrir eventos da cidade e da região, sugere Giovanna.
Até mesmo o logotipo da agência carrega simbolismo. A raposa e a foca representam, respectivamente, o profissional e o estudante — em equilíbrio constante. A raposa tem o olho azul e a foca tem o olho meio avermelhado. Isso significa um ying-yang, explica Fernanda. Apesar de a raposa representar o profissional, ela sempre vai ter o que aprender, como um jovem estudante. E a foca, com o olho vermelho, simboliza a sagacidade do estudante para captar a notícia. Para ela, o fato de os dois estarem juntos representa a essência do projeto: Nosso jornalismo vai receber ajuda de pessoas formadas, profissionais experientes. Por isso coloquei assim. É uma contribuição mútua.
Com olhos voltados para o futuro, a Vizinhança das Foxcas também sonha alto: livros, séries documentais, projetos extensos que unam o audiovisual, o radiojornalismo e o jornalismo literário. A agência está aberta a colaborações, mas pretende formar uma base sólida de estudantes que queiram permanecer e construir juntos — passo a passo — um novo jeito de fazer jornalismo universitário: mais conectado com a realidade e com as ambições dos próprios alunos.

Entre em contato pelo e-mail vizinhancadasfoxcas@gmail.com ou pelo telefone (15) 99246-0234.
Para saber mais sobre os projetos e acompanhar as próximas produções da agência, acesse o Instagram: @vizinhanca_das_foxcas.