Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

CaBio promove curso de ilustração científica e aproxima arte da ciência

Encontro reuniu alunos e professores para aprender técnicas de representação visual de conceitos e espécies

Por: Maria Clara Russini (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

A CaBio ( Centro Acadêmico de Biologia) promoveu em 2 de agosto, um curso de ilustração científica que uniu arte e conhecimento acadêmico. Voltado a estudantes e entusiastas de diversas áreas, o evento foi realizado das 10h às 14h, no Núcleo de Estudos Ambientais de Sorocaba (NEAS), e apresentou técnicas para representar visualmente conceitos e espécies.

A atividade foi conduzida por Renato Nakazone, biólogo formado pela Uniso e mestre em Biologia Aplicada e Ilustração Científica pela Universidade de Aveiro em Portugal (UA). Com experiência acadêmica e profissional no Brasil e em Portugal, Nakazone demonstrou como a ilustração pode aproximar a ciência do público, transformando informações complexas em representações acessíveis.

“Durante a graduação em Biologia, comecei a usar os desenhos como apoio para estudar e apresentar trabalhos. Percebi como as ilustrações têm um papel fundamental no aprendizado. É aquela clássica frase: ‘entendeu ou quer que eu desenhe?’”, contou Nakazone.

Mais do que um registro artístico, a ilustração científica traduz dados e conceitos em imagens compreensíveis, facilitando o aprendizado e a divulgação de pesquisas.

Entre os participantes estava Gabriel Henrique Pereira, biólogo formado na Uniso, que destacou a importância da área como ferramenta de reflexão e sensibilização do público: “Meu objetivo é educar e encantar as pessoas, despertando nelas a admiração pelas espécies e um olhar mais crítico sobre o contexto em que vivem. No futuro, quero incluir mais cenários para mostrar como o animal interage com seu habitat e evidenciar como a ausência desse ambiente ameaça sua sobrevivência. Vivemos tempos de crise climática, desmatamento e perda da biodiversidade, e acredito que a ilustração pode comunicar essas questões de forma sensível e acessível.”

Outra participante, Pietra Bernava Carrilo, também bióloga formada na Universidade de Sorocaba, ressaltou o papel da ilustração científica na promoção da educação ambiental: “Eu busco ajudar a disseminar a educação ambiental e contribuir para a compreensão da natureza e de seus aspectos, já que os desenhos despertam mais interesse e estimulam a memória e a atenção das pessoas.”

O interesse de Nakazone pela área começou ainda na graduação, quando desenvolveu um guia ilustrado das espécies do campus como trabalho de conclusão de curso. Desde então, colaborou com o NEAS e o Museu de Zoologia da Uniso. No exterior, concluiu mestrado em Portugal e atuou como ilustrador no Dinoparque Lourinhã, museu de paleontologia.

A decisão de ministrar cursos nasceu do desejo de tornar a ilustração científica mais acessível no Brasil. “Meu objetivo sempre foi aprender para um dia, ensinar. Comecei com workshops e minicursos como forma de amadurecer minha didática e crescer como tutor”, destacou.

No final do curso, o aluno do 3º módulo de Ciências Biológicas, Vinicius Arruda Fortes, compartilhou sua satisfação com a troca de saberes com Renato Nakazone e os demais participantes: “Foi uma experiência bem divertida, que me ensinou várias formas interessantes de fazer uma ilustração. Quando descobri esse curso, fiquei muito animado, pois é a junção de duas coisas que gosto muito: biologia e artes.”

O encontro não apenas apresentou técnicas e conceitos, mas também mostrou como a ilustração científica pode ser um elo entre pesquisa, educação e sociedade. Ao proporcionar um espaço de troca entre profissionais e estudantes, a Uniso reforça seu papel como promotora de conhecimento e inovação, incentivando novas formas de comunicar a ciência e inspirando iniciativas que unam arte e preservação ambiental, contando com o apoio dos docentes para consolidar essa trajetória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *