Ademir Barros dos Santos: de orientado a griô
Série sexta-feira*, dia de Oxalá (In memorian de Ademir)
“Quando conheci o Ademir, em 2011, ele já era uma referência à luta da comunidade negra de Sorocaba. Estávamos na organização do “I Encontro UFSCar – Movimentos Sociais”. Ele 20 anos mais velho e preto, eu 20 anos mais novo e branco. Ele do candomblé, eu cristão. Nas nossas diferenças, nos encontrávamos na beleza da diversidade humana, até porque se eu sou o que sou, é porque somos o que somos (“ubuntu”).
Tive a feliz oportunidade de orientar o Ademir no mestrado em Educação, que ele desenvolveu junto ao PPGEd-So (Programa de Pós-Graduação em Educação) / UFSCar campus Sorocaba e onde produziu a dissertação intitulada de “Fundamentos da circulação de saberes nos espaços religiosos de matriz africana: análise no Ilê Aleketu Asè Omô Logunédè”. No doutorado em Educação, eu também o orientei no mesmo Programa da UFSCar Sorocaba e contei com a co-orientação do filósofo africano, da Universidade Técnica de Moçambique, Prof. Dr. Severino Elias Ngoenha. A tese recebeu o título de “Filosofias, religiosidades africanas e educação: reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem no Candomblé Ketu do Brasil”.
Durante o período de nossa convivência, Ademir sempre generoso, acolhedor, paciencioso e entendido nos assuntos das negritudes, das religiões de matriz africana e das africanidades. Poeta e contista, assinava com o pseudônimo de “Ed Mulato”. Autor de livros e artigos, e lutador das causas negras, era pessoa laureada. Fez uma linda história e nós precisamos continuá-la, para que a vida valha a pena para todos e todas, seja lá qual for a cor de pele, a religião, a orientação sexual, a nacionalidade…; acho que é isso que Admir esperava de nós.
De Ademir fui orientador, hoje o tenho como meu “griô”: mestre que me ensinou e me ensina. Por isso, mesmo com o falecimento dele em 02/10/2025, sempre estará comigo.”
Marcos Francisco Martins
Professor Titular da UFSCar campus Sorocaba
*Essa semana, excepcionalmente na quarta-feira.


