32ª Semana de Letras da Uniso tem início com o autor de Noite do Beijo e o cantor Beto Costa

A 32ª Semana de Letras da Universidade de Sorocaba teve início nesta segunda-feira (1º), no Campus Trujillo, e contou com as presenças do cantor, músico e compositor Beto Costa e de Carlos Batistella, autor do livro Noite do Beijo. A abertura do evento foi feita pelo reitor da Uniso, Rogério Augusto Profeta, falando sobre a importância do curso de Letras na educação e ilustrou suas falas com a canção “O que será?”, apresentada em um clipe musical de Milton Nascimento e Chico Buarque.

Carlos Batistella explica a repercussão da
Noite do Beijo nos jornais

Na sequência, após à apresentação da mesa, Carlos Batistella contou sobre a noite do beijo, evento que aconteceu no dia 7 de fevereiro de 1981 em Sorocaba,  “onde mais de 5 mil jovens resolveram se manifestar em pleno regime militar para pedir ‘de volta’ um direito retirado depois que um mandado judicial que proibiu o beijo entre casais em público.”

“O movimento foi feito de boca a boca. Procuramos os grupos de teatro amador, da Oposição Metalúrgica, entidades universitárias, jornalistas etc. Como o juiz que assinou a lei se chamava Manuel Moralles, alguém deixou em um muro: ‘o beijo é um negócio sem Moralles, né, mané?’. Esse era o nosso jeito de lutar contra aquilo, aquele atraso sem tamanho”, explicou o atual diretor de artes.

Outro método para informar sobre o evento foi usar o mimeógrafo de um professor para imprimir panfletos. “Não tínhamos internet na época, a comunicação era mais difícil”. Em entrevista ao Focas na Rede, Bastistela refletiu sobre os desafios do amor não apenas nos tempos da ditadura, mas também nos dias de hoje. “Não podemos achar que o amor é um documento como uma relação burocrática. Dessa forma, o amor não terá significado”, pontuou.

Para finalizar a primeira noite da Semana de Letras, o cantor Beto Costa se apresentou fazendo uma homenagem à cantora Zizi Possi.

Autores que participaram da Noite do Beijo participam de
roda de conversa na Uniso – Trujilo

Texto e fotos: Augusto Cesar  – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)