JornalismoNotíciasUniso

Uniso recebe visita de alunos e professores colombianos da Universidade Icesi

Estudantes ressaltam oportunidades de Intercâmbio e Pós-Graduação na Universidade de Sorocaba destacando instalações espetaculares, calor humano e caminho de aprendizado durante visita à Uniso.

Por Lucas Silva (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

(Foto: Lucas Silva)

No dia 27 de novembro, a Universidade de Sorocaba (Uniso) recebeu na cidade universitária “Professor Aldo Vannucchi” um grupo de alunos colombianos da renomada Universidade Icesi, localizada em Cali, Colômbia. Ao todo participaram da visita 44 alunos dos cursos de química farmacêutica, biologia, química e engenharia bioquímica, e também 6 professores e membros da Universidade Icesi. A visita faz parte de um programa de parceria que contempla a mobilidade acadêmica de graduandos, permitindo a imersão em novos ambientes de aprendizado. A seleção para participar desse intercâmbio é realizada pela Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais, exigindo pelo menos dois anos de curso e proficiência linguística em espanhol.

Durante a visita, os alunos da Icesi realizaram um tour pelas instalações da Uniso, conhecendo os laboratórios dos cursos de farmácia, biologia, odontologia, além das clínicas veterinárias de animais de pequeno e grande porte. E ao final puderam conhecer o NEAS(Núcleo de Estudos Ambientais).

Alejandro Ramon, um dos visitantes, é aluno do curso de química farmacêutica, e destacou a qualidade dos equipamentos e a preparação dos professores. Ele também expressou seu interesse em explorar opções de mestrado na Uniso após a conclusão de seu curso. “De minha parte, sinto que, depois dessa viagem, quero voltar para procurar a universidade, ver quais são as opções de mestrado que eles têm, ver se, quando eu terminar meu curso, posso me conectar com a universidade e talvez possa fazer meu mestrado aqui e me especializar. Talvez em ciências farmacêuticas, ou algo em engenharia de bioprocessos, algo voltado para esta área.”

(Foto: Lucas Silva)

A dinâmica das disciplinas e os métodos de ensino, chamaram a atenção de Catalina Meléndez, que ao observar as diferenças nos currículos, destacou a abordagem da Uniso em tratar a farmácia como uma área da saúde, permitindo aos alunos aprender práticas mais abrangentes em comparação ao modelo colombiano. “Por exemplo, não somos da legislação colombiana, se formos da área da saúde, mas não podemos fazer muitas coisas relacionadas à saúde, por exemplo, não podemos aprender a aplicar injeções. Nossas aulas de anatomia são muito pequenas, apenas duas semanas, e nos concentramos principalmente na parte industrial. Portanto, é muito interessante poder ver a parte de como é gerenciado o setor de saúde aqui.

A Uniso deixou uma impressão positiva não apenas nos alunos. Carolina Del Pilar Mora é diretora do programa de química farmacêutica da universidade ICESI. Ela enfatizou a riqueza da experiência, especialmente ao conhecer laboratórios, projetos de pesquisa e clínicas veterinárias. Carolina também mencionou a possibilidade de os alunos da Icesi realizarem intercâmbios semestrais ou estudos de pós-graduação na Uniso. “Foi uma experiência que contribuiu para o processo de formação de todos, pois tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios, os equipamentos, de estar em contato com os professores, com suas pesquisas. Estamos pensando na possibilidade dos alunos terem uma experiência após esta visita, talvez um intercâmbio semestral, em seu semestre prático, por exemplo, e também de poderem realizar seus futuros estudos de pós-graduação ao nível de mestrado e doutorado. Podemos ver que a Uniso têm instalações muito robustas, com muitos equipamentos para pesquisa e ensino, laboratórios muito bem equipados. E realmente temos que agradecê-los pelo calor humano com que nos receberam, pela atmosfera fraterna e amigável. Muito obrigado, de fato. Também gostaríamos que vocês nos visitar na Universidade Icesi em Cali.”

(Foto: Lucas Silva)

Outra integrante do grupo a participar da visita foi Yurani Patiño, que trabalha na administração da Icesi, ela ressalta a maravilhosa experiência vivida na Uniso e expressou o desejo de que seus alunos possam aproveitar as oportunidades oferecidas pela instituição brasileira. “Sempre promovemos a internacionalização de nossos alunos, para que tenham a oportunidade de desenvolver estágios profissionais e estudos de pós-graduação. Por isso, achamos que foi uma experiência maravilhosa. Adoramos a universidade, nos sentimos muito bem-vindos e esperamos que nossos alunos possam realmente tirar proveito disso e ter a oportunidade de estudar nessa universidade.

A troca de experiências entre as duas universidades fortalece os laços acadêmicos e promove o enriquecimento mútuo, abrindo portas para futuras colaborações e intercâmbios. A Universidade de Sorocaba espera continuar acolhendo alunos de diversas partes do mundo, promovendo uma educação globalizada e intercultural.