Alunos de Comunicação da Uniso realizam trabalho para desmistificar estereótipos culturais
Por Kauã Bueno (Agência Focs – Jornalismo Uniso)
Os estudantes de Jor, PP e RP do segundo módulo de Comunicação e Cultura elaboraram 20 fanzines representando diversos estereótipos
Os grupos de alunos tiveram o prazo de um mês para produzir fanzines e preparar uma apresentação que foi realizada nas manhãs de 5 e 12 de novembro. A professora responsável pelo projeto, Monica Gomes, conta como surgiu a ideia da atividade. “Os estereótipos estão presentes na área da cultura e dentro da nossa disciplina [Comunicação e Cultura], é um assunto muito pertinente para pensarmos nas relações sociais, principalmente as construções de identidade, então os estereótipos na medida que simplificam o entendimento da realidade são usados para tachar determinados grupos, acaba virando um senso comum e sendo reproduzido sem reflexão alguma.”
Monica comenta ainda a relevância de refletir sobre isso durante a formação na área da comunicação. “É muito importante que vocês [alunos] pensem sobre os estereótipos para que, na prática profissional, possam quebrá-los. Na comunicação, os estereótipos podem ser um obstáculo na hora de criar diálogos e se aprofundar no entendimento das coisas
A professora conclui falando sobre a performance dos estudantes no trabalho. “Muitos alunos optaram por fazer um trabalho mais manual, que era a proposta inicial, já outros usaram tecnologias para poder executar o trabalho, mas de forma geral todos cumpriram o objetivo. A ideia era que todo mundo refletisse sobre algum tema, então nesse sentido todos atingiram o objetivo.”
Os 20 fanzines produzidos pelos alunos da turma estão expostos no corredor entre o Labcom (Laboratório de Comunicação) e o 4hub, no Bloco B da cidade universitária Professor Aldo Vannucchi.