Produção artesanal de cervejas é destaque na Semana das Engenharias

Profissionais da área cervejeira participaram da Semana das Engenharias da Universidade de Sorocaba (Uniso), de 07 a 09 de novembro, para compartilhar seus conhecimentos em palestras e curso prático aos alunos e entusiastas da produção artesanal.
O engenheiro mecânico Júlio Ramalho, que não é aluno, ficou sabendo das palestras pelo Facebook e se interessou em conhecer melhor a produção artesanal. “Para mim, que estou começando, é muito importante esse aprendizado. Os profissionais das cervejarias transmitiram um conhecimento amplo que engloba as várias frentes da produção de cerveja”, relatou o entusiasta.
Uma das atividades foi a análise sensorial e o controle físico-químico na produção da cerveja, com a sommelier do Grupo Petrópolis e professora de sommeliers do Institute Science of Beer, Ana Paula Nicolino, e o aluno de Engenharia de Alimentos da Uniso, contratado pelo Grupo Petrópolis ao longo do curso, Lucas Campos.
Os espectadores colocando os conhecimentos de análise em prática
Ana Paula Nicolino ressaltou a importância de encontros como esse, onde alunos, entusiastas e profissionais do mercado podem compartilhar conhecimentos. “O interessado na área tem diversas opções de cursos para aprender a fazer cerveja e também um mercado a explorar, sendo uma das opções trabalhar como produtor”.
As palestras tiveram como tema os Estilos de Cerveja e Inovação em Embalagens para Alimentos e Bebidas, ministradas respectivamente por Bruno Cenci Guimarães, proprietário da cervejaria Happy Brew Beer, e Eduardo Yugue, profissional de embalagens.
 Os participantes do I Concurso de Cervejas Uniso
Bruno Cenci contou sobre o desafio que é ter aproximadamente 500 microcervejarias no Brasil, porém, menos de 1% do público brasileiro consumidor de cerveja optar pelo produto artesanal: “Nós, produtores, estamos nos unindo para tentar transformar, em 10 anos, esse número para, no mínimo, 5%”. Ele também falou sobre um projeto dos cervejeiros sorocabanos para o futuro próximo: “Aqui já temos um polo, tanto que vamos fazer a Associação das Microcervejarias da Região. Pretendemos nos unir para concorrer com as grandes cervejarias nacionais”.
Cenci destacou ainda o potencial que o cervejeiro brasileiro tem para superar essa dificuldade: “O forte do cervejeiro artesanal brasileiro é instigar o consumidor pela curiosidade, incluindo ingredientes típicos da nossa cultura. A diversidade de sabores estimula o consumidor a conhecer mais sobre o assunto”, finalizou.
O ponto alto da Semana das Engenharias foi I Concurso de Cervejas da Uniso. Os produtores caseiros inscritos tiveram suas produções avaliadas pelos juízes. Aproximadamente 30 cervejas artesanais, todas obrigatoriamente do estilo IPA (Indian Pale Ale), foram inscritas para a competição. O corpo de jurados do concurso, composto por oito membros de diversas cervejarias, como Burgman, Hoffen, Happy Brew, Ambev, Tug, Bow, e também representantes da produção caseira, selecionou 12 cervejas para passarem à próxima fase, em que os três finalistas foram escolhidos. Os três classificados ganharam uma cesta com cervejas importadas, um kit de cervejas artesanais da cervejaria Happy Brew Beer e uma faca de cerâmica grande, dentre outros produtos. Os prêmios foram concedidos pela parceira da Uniso na realização do concurso, a Sétimo Copo Brew Shop.
Silvio Luiz Siani foi o vencedor do I Concurso de Cervejas
Vencedor do concurso, Silvio Luis Siani produz a cerveja campeã há algum tempo e pretende aproveitar as dicas dos juízes para aprimorar a receita. Ele comenta o que acredita serem os fatores determinantes de sua produção: “Ela é bem encorpada, tem um aroma agradável de caramelo e uma ‘drinkability’ alta. É uma explosão de sabores que brinca com o nosso paladar”.
Silvio Siani é formado em Química, conhecimento que utiliza para produzir suas cervejas, mas atualmente trabalha no comércio. “Viver de fazer cerveja é um sonho, quem sabe um dia isso não se torna realidade?”, disse o produtor, que pretende comercializar a cerveja vencedora a partir do ano que vem.
Em segundo lugar ficaram Leonardo Fernandes Fraceto e seu ajudante, Alekison Mori, e, em terceiro, Ricardo Nery de Castro. Após a premiação dos cervejeiros vencedores, os participantes e os espectadores assistiram à palestra so

bre os principais erros e controle em processamento de cervejas artesanais, ministrada pelo aluno de Engenharia de Alimentos da Uniso, Weider Salles.

Juízes do concurso provando cervejas participantes
O encerramento ocorreu no sábado, com a realização do curso prático de produção de cerveja artesanal, ministrado pela Sétimo Copo Brew Shop.
Texto e fotos: Matheus Piccinin/AgênciaJor