Super terça no LabCom: estudantes exploram produções práticas de rádio, TV e multimídia
Atividades simultâneas 4Hub e nos estúdios de rádio e de TV colocaram em prática projetos de jornalismo, media training e produção multimídia, envolvendo alunos dos cursos de Comunicação da Uniso
Por Gabriela Vasconcelos (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Nesta terça-feira, 6 de maio, o Laboratório de Comunicação (LabCom), localizado no Bloco B da Universidade de Sorocaba (Uniso), se transformou em espaço de experimentação prática, onde alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas vivenciaram atividades nos estúdios de rádio, TV e no espaço multimídia 4Hub.
Videocast no 4Hub
No 4Hub, a professora Luise Mariano Bertolino acompanhou a apresentação de um videocast produzido por um dos grupos da disciplina Cenários Midiáticos Regionais. O grupo escolheu Votorantim (SP) como cidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) para criar um conteúdo audiovisual focado na história, cultura e memórias locais.

“Esse trabalho está sendo realizado na disciplina Cenários Midiáticos Regionais, e cada grupo escolheu uma cidade da região para trabalhar. O nosso foco é na história e nas manifestações culturais dessas cidades, trazendo a perspectiva dos moradores, que são os verdadeiros guardiões das memórias e dos patrimônios locais. A ideia é materializar essas memórias e saberes através de produtos midiáticos”, explicou a professora Luise.
O grupo de Votorantim, por exemplo, abordou a importância da represa de Itupararanga para a cidade. Eles investigaram seu papel na geração de energia para Votorantim e o abastecimento de água da região, além de estudar o impacto ambiental e as práticas de sustentabilidade da represa.
Luise também destacou a importância da estrutura oferecida pela universidade: “É muito importante a gente ter um laboratório que simula como se dá na prática profissional a produção de mídias. Os alunos têm essa vivência que é muito próxima da rotina do mercado. A Uniso tem laboratórios de excelência, e isso contribui muito para que eles saiam daqui prontos para o mercado de trabalho.”
Media training e simulação no estúdio de TV
No estúdio de TV, a professora Mércia Segala Bruns conduziu uma atividade de Assessoria de Imprensa e Media Training. A aula consistiu em uma simulação de coletiva de imprensa, na qual os alunos representaram porta-vozes de empresas em situação de crise, sendo desafiados por colegas que assumiram o papel de jornalistas.

“A gente vai fazer a simulação de uma coletiva de imprensa, porque o profissional de relações públicas precisa saber como treinar pessoas para entrevistas. Eles se tornam porta-vozes diante de uma coletiva, precisam passar confiança, credibilidade, e lembrar do que aprenderam em argumentação e oratória, assessoria de imprensa e media training”, explicou a professora.
A dinâmica envolveu também o uso técnico do estúdio. “O estúdio, geralmente, a gente usa por causa do posicionamento de câmera. A gente faz toda a filmagem da simulação para que eles possam fazer uma autoanálise depois que finalizar a coletiva.”
A atividade foi a terceira de uma série. “Na semana passada, eles fizeram uma simulação de entrevista individual sem saber o tema, para entender como o corpo reage numa situação desafiadora. Depois, uma segunda rodada com mais familiaridade. E hoje é o exercício em grupo, simulando uma coletiva real, com câmera, microfone, tudo.”
Radiojornalismo ao vivo: criação em tempo real no estúdio de rádio
No estúdio de rádio, os alunos da disciplina de Radiojornalismo, ministrada pela professora Mara Rovida, colocaram em prática a proposta central da matéria: a produção de um radiojornal em tempo real. A turma foi dividida em dois grupos, e cada grupo ficou responsável por criar, roteirizar, apurar e apresentar seu próprio noticiário completo, como em uma redação profissional.
Com o suporte técnico do LabCom, os estudantes vivenciaram todas as etapas do jornalismo radiofônico ao vivo — da pauta à locução, passando pela edição, escolha de trilhas sonoras e entradas de matérias gravadas.
Um dos grupos abordou temas variados no noticiário, como o Met Gala 2025, o julgamento do rapper americano P. Diddy, celebridades e o Dia Nacional da Matemática, combinando informação e entretenimento em uma programação dinâmica.

A atividade reforçou o compromisso da disciplina em preparar os alunos para os desafios e ritmos do jornalismo diário, proporcionando uma experiência intensa de produção jornalística em tempo real.
Integração entre teoria e prática
As atividades realizadas nos diferentes espaços do LabCom reafirmam o compromisso da Uniso com a formação prática e crítica dos seus alunos. Ao colocarem a mão na massa e assumirem papéis profissionais, os estudantes experimentam na universidade os desafios que enfrentarão no mercado — com suporte técnico, orientação docente e muito protagonismo.