Radialistas esportivos encerram Semana de Jornalismo ASI/Uniso

Equipes da Rádio Ipanema e da Rádio Cruzeiro FM encerraram a semana de palestras abordando o jornalismo esportivo no rádio. Na noite do dia (11), os alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Educação Física da Universidade de Sorocaba (Uniso) receberam Paulo Roberto Junior, Gerson Júnior, Nilson Duarte, Caio Rossini e Alex da Mata.
Locutor pela rádio Ipanema, Paulo Roberto Junior abriu o bate papo se apresentando e contado sua trajetória no rádio. Diretor da Associação Sorocabana de Imprensa e com quase 30 anos de profissão, Paulo conta que seu interesse pelo rádio surgiu ainda na infância. “Sempre ouvi rádio e gostava principalmente de ouvir transmissão esportiva, a maioria das crianças brincava na rua, jogava bola, e eu não, é evidente que eu ficava em casa ouvindo rádio”. Sua ambição o levou a iniciar no rádio aos 16 anos. “Entrei em julho de 1986 e jamais sai”.
Segundo ele, “quem trabalha em rádio, acima de tudo, é paixão, é vontade de falar no microfone, de passar informação, de prestar serviço, e isso é uma coisa que nasce com a pessoa”. Paulo Roberto Junior concluiu sua fala dando um conselho aos interessados a seguir a carreira de radialista: “Se vocês gostam de rádio, estudem, procurem ouvir pessoas que tem conteúdo, e gostar do que faz. É uma coisa da qual não abro mão, não saberia explicar a minha vida se não fosse o rádio”, concluiu.
Na sequência, foi a vez do narrador Nilson Duarte, coordenador de esporte da Rádio Cruzeiro FM, contar sua história no rádio. “Sempre gostei de rádio, de transmissão esportiva, mas nunca achei que tinha condições e demorei para entrar nessa linha de trabalho”. Em uma de suas falas, Duarte conta ter iniciado no rádio em 1996, e apenas anos mais tarde diz ter perdido a vergonha de arriscar, e aí sim participou de transmissões esportivas pela internet. “Se vocês tem vontade de fazer alguma coisa, seja no rádio, seja em qualquer ramo de atividade, não coloquem limites, porque quando você tem vontade, você tem aquela coisa que te empurra, que te faz querer, você consegue! ”.
Gerson Júnior, jornalista formado pela Uniso e integrante da equipe da Rádio Ipanema, disse ter iniciado no rádio também com o desejo de ser narrador esportivo. Em sua carreira, participou de transmissão online para a Federação Paulista de Futebol (FPF), já narrou partidas de judô para cegos e, atualmente, além de futebol, narra também partidas de basquete. Gerson Júnior afirmou que os alunos devem aproveitar o tempo de universidade e colocar em prática tudo o que aprendem. “Aproveite as oportunidades, vá e faça, porque só assim a gente vai aprender”.
O repórter da Cruzeiro FM, Caio Rossini, recém-formado em jornalismo pela Uniso, disse que sentia bem podendo voltar à universidade, desta vez, do outro lado do microfone, em uma palestra. Caio abordou a presença da internet nas transmissões e o espaço que a rádio vem conquistando no meio online. “Acho que a tendência é essa, cada vez menos as pessoas vão ouvir o rádio no rádio, e cada vez mais vão ouvir na internet”. A oportunidade de estar de volta à Uniso fez com que Caio relembrasse de sua época de estudos.  “Exatamente nesse auditório, acompanhei uma palestra do fotógrafo Epitácio Pessoa, e ele disse algo que me marcou muito, que não tinha ganhado dinheiro, mas muita história para contar, e isso vale muito mais”.
Último a ter a palavra, Alex da Mata, integrante da equipe Ipanema e estudante de jornalismo pela Uniso, se sentiu honrado por estar ao lado de colegas do rádio que tanto admira e falando aos seus colegas de sala. Compartilhando das falas dos colegas, citou o sentimento que move o radialista:  “Como todos falaram, rádio realmente é paixão, por que não tem dia, não tem horário para acabar”. Iniciou sua carreira por volta de 2001, tendo passagem pela Cruzeiro FM entre 2006 e 2009, e em 2013 assumiu a coordenação da web rádio Coringão em São Paulo onde está até hoje.
Encerradas as apresentações, foi aberta uma sessão de perguntas. Para Camila Andrade Santos (19), a palestra foi muito interessante. “Achei bem produtiva, ainda mais por gostar do esporte, e do rádio esportivo, eles deram várias dicas e comentaram dos bastidores”.
Ao final, Paulo Roberto Junior contou o que sentiu da experiência de ministrar uma palestra para os universitários. “Foi muito gratificante poder trocar experiências com os alunos, porque um dia estive do outro lado, já participei de eventos como esse. Fiz com o maior prazer”. Para Caio Rossini, a experiência foi especial: “Até 6 meses atrás eu estava aqui, assisti várias palestras, e é a primeira vez que eu estou do outro lado. Valeu a pena”.

Texto: Lucas Souza/AgênciaJor
Foto: Fernando Negrão