Professor Aldo Vannucchi lança livro sobre a humanidade de Jesus Cristo
Resultado de mais de um ano de pesquisa, a obra retrata um Jesus “em carne e osso”, humano, próximo e presente na vida terrena
Por Letícia Gebaile (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Educador, teólogo e homem de fé, Aldo Vannucchi sempre encontrou na espiritualidade não apenas um objeto de estudo, mas um caminho de vida. Inspirado por essa vivência de fé, decidiu reunir em sua nova obra, O Homem Jesus, uma análise detalhada da figura de Jesus Cristo, valorizando sua presença histórica e sua compaixão aos desamparados. A solenidade de lançamento do livro foi realizada na última segunda-feira (18) à noite, no Anfiteatro da Biblioteca da Universidade de Sorocaba (Uniso), e reuniu estudantes do curso de Terapia Ocupacional, professores, convidados e admiradores da obra do professor.
Publicado pela Eduniso, o livro apresenta uma reflexão inspiradora sobre Jesus Cristo, destacando sua humanidade e seus ensinamentos como modelo de cuidado e atenção aos mais vulneráveis. Vannucchi evidencia que Jesus era um caminhante incansável, que sorria, suava, chorava, abraçava doentes, sabia e entendia o que é o sofrimento humano, assim como todos. Filho de Deus, mas humaníssimo.

Esta é a vigésima quarta obra publicada pelo educador. A inspiração para escrever, segundo ele, surgiu após receber o convite para prefaciar uma obra coletiva de docentes e discentes do curso de Terapia Ocupacional da Uniso, em 2024. Durante o lançamento dessa obra, Vannucchi sugeriu aos presentes que buscassem complementar sua formação conhecendo personalidades modelos de fé e coragem. Ele mesmo seguiu esse caminho: leitor apaixonado por biografias, afirma já ter lido centenas delas, mas destaca que a mais emocionante sempre foi a de Jesus Cristo. A partir desse pensamento, decidiu iniciar a escrita de sua nova obra, analisando as mensagens e ações de Jesus registradas nos Evangelhos.
Em discurso na cerimônia de lançamento, Vannucchi expressou sua gratidão pela presença de todos. Como escritor assíduo, ele acredita que o processo da escrita instiga o aprendizado de novos conhecimentos. “Esse livro marcou para mim um tempo de meditação profunda sobre a personalidade de Jesus, um homem igual a mim em tudo, mas que não possui as minhas fraquezas. Ele tem a grandeza de superar o tempo e estar comigo hoje, amanhã e sempre”, ressaltou o educador sobre sua conexão com Deus.
O evento reuniu dezenas de estudantes e contou com o sorteio de dez exemplares do livro O Homem Jesus. Entre os convidados estavam autoridades como Roberto Samuel Sanches, professor e autor da biografia de Aldo Vannucchi, Paulo Francisco Mendes, ex-prefeito de Sorocaba, e membros do corpo docente da Universidade de Sorocaba. Ao final da cerimônia, os docentes e discentes de Terapia Ocupacional prestaram uma homenagem ao educador, agradecendo sua dedicação e atenção a todos.
A coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Uniso, Lilian Zanoni Nogueira, conta que se sentiu honrada com a presença do professor Aldo, e que as palavras do educador ficarão gravadas em sua memória para sempre. “É importante destacar que T.O (Terapia Ocupacional) é um curso pequeno ainda. Mas, prezamos pela qualidade no atendimento à comunidade. Ter o reconhecimento de alguém, como o professor Aldo, incentiva os alunos a continuarem na graduação.”
Para quem deseja conhecer a obra, O Homem Jesus está disponível gratuitamente na Eduniso, e pode ser acessado pelo site editora.uniso.br/editora.
Além da obra

Professor de filosofia, educador, escritor e patrono da Universidade de Sorocaba: estas são apenas algumas – entre muitas – das vocações de Aldo Vannucchi.
Com 96 anos de idade, Vannucchi consolidou uma carreira de destaque, marcada por passagens em diversas instituições de prestígio. Ordenado padre em 1952 por Dom Aguirre, deixou o sacerdócio em 1974. É formado em Filosofia, Sociologia e Pedagogia, e Mestre em Teologia e Filosofia. Também realizou cursos de especialização em universidades em Roma, Genebra e Louvain.
Na área da educação, iniciou sua carreira no Instituto de Educação, Ciências e Letras, e foi diretor e professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba. Em 1988, foi um dos idealizadores da Uniso, cuja criação tornou-se realidade em 1994, passando a ser reitor até 2010. A Cidade Universitária leva seu nome em reconhecimento a essa contribuição.
Como escritor prolífico, Vannucchi já publicou dezenas de obras. Entre elas, o livro Alexandre Vannucchi Leme – jovem, estudante, morto pela ditadura, que narra o martírio de seu sobrinho, assassinado durante a ditadura militar.
Também presidiu a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e compôs o Conselho Nacional de Educação. Em 2002, recebeu da Câmara Municipal de Sorocaba o Título de Cidadão Sorocabano e, em 2010, o de Cidadão Emérito.
Galeria de fotos

