Alunos do Programa de Iniciação à Docência apresentam pôsteres na 1ª MAAC

Entre os eventos da I Mostra de Atividades Acadêmicas (MAAC) da Universidade de Sorocaba (Uniso), que ocorre entre 03 e 05 de novembro, o saguão do Anfiteatro do Bloco F da Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi” recebeu, nesta terça-feira (03), o I Educa-Ação, com a apresentação e avaliação de pôsteres de alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Alunos de vários semestres de cursos como Química, Física e Matemática da Uniso apresentaram seus projetos para avaliação dos professores e para apreciação de convidados do evento.
As alunas Fernanda Rodrigues Gomes e Jacqueline Aparecida Ferreira apresentaram o pôster “Métodos de Ensino com o Material Didático Xadrez”, que pretendia demonstrar técnicas de ensino de lógica e matemática a estudantes do Ensino Fundamental, utilizando o jogo de xadrez. Segundo as expositoras, o objetivo do projeto é “ensinar matemática de uma maneira mais prática aos alunos, através do xadrez”.
Apresentando um projeto de Química, aplicado entre alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Sorocaba, as alunas Jeane Gonçalves, Michelli Arruda e Ana Carolina Favero buscaram demonstrar a “mudança de nível dos alunos em relação a prazos e características de trabalhos apresentados”.
Segundo as estudantes, notou-se, na aplicação do projeto, “um cuidado maior com erros de português e maior preocupação com a formatação dos trabalhos”. “Eles [os alunos aos quais o projeto foi aplicado] se preocuparam mais com a obrigação de entrega do que foi pedido dentro dos prazos estipulados, proporcionando uma melhora considerável na logística de correções”, explica Jeane.
Sobre o I MAAC
A I MAAC é composta por quinze eventos paralelos, como o 18º Encontro de Pesquisadores e Iniciação Cintífica (Epic), o 13º Encontro de Extensão (Enex) e o 4º Seminário de Pesquisa em Educação (Seped). As atividades vão até o dia 05, com eventos na Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi” e nos campi Trujillo e Seminário da Uniso.

Texto: Henrique Belquior, Agência JOR/Uniso
Fotos: Juliana Martins, Agência JOR/Uniso