Especial Eleições 2014: Número de eleitores cresce 5,7% em Sorocaba

Sorocaba terá sua parcela de importância em uma das ocasiões fundamentais para o futuro do Brasil, no próximo domingo (5). Isso porque, de acordo com João Lima, chefe de cartório da 342ª Zona Eleitoral da cidade, 446.321 eleitores vão às urnas para escolher os representantes que atuarão no cenário político nacional e estadual em 2015.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de eleitores no município cresceu 5,7% em comparação ao número registrado em fevereiro de 2012. As mulheres estão em maioria, são 233.174 eleitoras. Já o número de homens chega a 212.729.

Os dados do TSE mostram que grande parte do eleitorado sorocabano tem de 45 a 59 anos, com 111.794. Enquanto isso, a outra maior parcela de pessoas que votam na cidade se concentra dos 25 aos 34 anos e dos 35 aos 44, com 102.624 e 89.557 eleitores, respectivamente. Três mil são jovens entre 16 e 17 anos.

Escolhas – Edirlei Pascoto, 49, já tem todos os seus candidatos escolhidos, e baseou a escolha nos mais novos, pois acredita que eles possam apresentar uma política honesta. Enquanto isso, o estudante Bruno de Souza, 20, ainda não se sente preparado para uma escolha tão importante. “Nenhuma proposta é totalmente boa, nenhuma me satisfaz totalmente. Vou votar no menos pior”, diz o eleitor que só começou a participar das eleições depois dos 18 anos. O estudante afirma que vota consciente, pois sabe da importância de sua responsabilidade como cidadão.

Já na questão de campanhas políticas, o estudante Jason Rodrigues, 24, acredita que foi calma, mas não foi o suficiente para suas escolhas. “As campanhas poderiam mudar, seria válido para os políticos e também para a sociedade”, sugere. Para Pascoto, que não escolhe os candidatos pelo cenário político, se diz satisfeito com as campanhas de 2014. Sobre as campanhas, Bruno critica o espaço na mídia para os candidatos. “Não acho democrático. Algumas emissoras ignoram candidatos.”

Nas eleições futuras, Pascoto acredita que muita coisa irá mudar. “Hoje, os jovens estão empenhados, houve manifestação em 2013 e agora é a hora de sair para manifestar, de o povo se unir e dizer que não quer mais isso. Os jovens têm o poder da mudança, mas ainda não sabem disso”.

Crédito: Amanda Duarte

Carlos Borges, Carolina Pinto, Meiriellen Matos, Ana Carolina Chinelatto, Bianca Farias, Esdras Felipe, Gabriel Cariello, Rafael Moraes (AgênciaJor/Uniso)