Notícias

São Miguel Arcanjo Estudantes apresentam projeto para valorizar turismo cultural

Seis estudantes do curso de Eventos da Universidade de Sorocaba apresentam, nesta segunda-feira, 17, às 19h30min, no Apoio 3, o projeto interdisciplinar “1ª Mostra São Miguel Arcanjo em Cena”, sob a orientação da professora doutora Maria Sylvia Gurgel. Com apoio da Prefeitura de São Miguel Arcanjo, o evento conta com a presença do prefeito Tsuoshi José Kodawara. 
Segunda a professora Maria Sylvia, o objetivo do projeto é desenvolver uma ação que valorize os atrativos naturais e culturais da cidade, que é conhecida como a “Capital Mundial das Uvas Finas”. 
Os estudantes Anderson Oliveira, Anderson Borges, Fernanda Wesguerber, Mauro Tacachi Kodawara Junior, Rodrigo Ulhoa Canto e Viriginia Maria Costa vêm realizando visitas à cidade, que fica a 82 quilômetros de Sorocaba, para coletar dados e fazer um levantamento dos pontos históricos e culturais e de atrativos naturais. 
O projeto deve resultar em uma mostra cultural na cidade, com exposição fotográfica dos pontos turísticos, guias para visitação com circuito planejado, demonstração gastronômica e mostra de artesanato. 
“A escolha por São Miguel Arcanjo se deve pelos atrativos naturais, culturais e gastronômicos existentes para o desenvolvimento do turismo cultural e também pela necessidade de um projeto que valorize este potencial no município”, explica a professora. 
São Miguel Arcanjo – Antigo povoado da Fazenda Velha, São Miguel Arcanjo surgiu no município de Itapetininga. A cidade recebeu o nome em virtude de uma capela construída em suas terras para homenagear São Miguel Arcanjo. Com mais de 30 mil habitantes, a cidade é conhecida pela produção de uvas tipo Itália e Rubi. Vem se destancando, também, a uva rústica de mesa, como a niagara, que faz de São Miguel Arcanjo o responsavel por 40% da produção do Estado de São Paulo. 
Outro destaque no município é a Colônia Pinhal, formada por imigrantes japoneses. Nela, encontra-se uma das mais importantes bibliotecas sobre cultura japonesa com cerca de 74 mil livros e fitas. 
Como destino turístico do sudoeste paulista, sua vasta potencialidade ao turismo possibilita a oferta de diferentes segmentos atrativos em ecoturismo, turismo rural e turismo histórico-cultural. No município localiza-se a sede do Parque Estadual Carlos Botelho, um dos remanescentes de maior importância em termos de biodiversidade do Brasil e Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco. Além das diversas trilhas e cachoeiras encontradas em meio à mata atlântica, são praticadas diversas modalidades esportivas como trekking, cascading, bike, jeep off-road, arvorismo e observação de aves. 

Equipe de eventos em São Miguel Arcanjo
Leonardo Moraes (Agênciajor/Uniso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *