Jornalismo recebe editor do Portal Ipanema

Os estudantes do segundo período de Jornalismo receberam, nesta quarta-feira, 5, o editor do Jornal Ipanema, o jornalista Jonatas Rosa, para uma entrevista coletiva. Rosa, que é formado em Jornalismo pela Uniso, abordou o jornalismo online, mercado de trabalho e expectativas com a nova mídia.
Jonatas Rosa começou em 2010, como estagiário no Sistema Ipanema, que compõe a Radio Jovem Pan, Jornal Ipanema e Portal Ipanema. No início de 2011, assumiu a edição do Portal. Para ele, o mercado jornalístico em Sorocaba está em expansão, e valoriza a produção no interior. “A imprensa no interior oferece mais oportunidades. Conseguimos aprender mais, passando por todas as etapas de uma produção jornalística. Da pauta, a procura por uma reportagem, até mesmo o fechamento de um jornal. Já cheguei até distribuir os jornais”, conta.
Para ele, os desafios encontrados pelos novos profissionais da área são ter “jogo de cintura” diante de situações constrangedoras e contornar situações sem desviar o foco da reportagem. O jornalista destacou, ainda, a importância do profissional estar sempre bem informado e atualizado a respeito dos fatos atuais: “Se, neste momento, surge uma notícia sobre uma determinada pessoa, o jornalista tem que saber no mesmo instante: quem é, o que faz, do que se trata, quais os possíveis motivos que o levaram a fazer tal coisa. Enfim, tudo. Só assim ele estará preparado para a sua reportagem, procurando as fontes certas e o enfoque adequado.”
Sobre o Portal Ipanema, implantado há dois anos, o editor falou sobre os planos de expansão. “Buscamos sempre fortalecer a imagem do portal como referência de informação de qualidade. Hoje, queremos focar mais na cidade e região, cobrindo o dia a dia. Nosso objetivo é diminuir o número de editorias para nos dedicarmos a temas específicos e mais relevantes a nossa região”.
O editor esteve na Uniso a convite da professora Andrea Sanhudo, também coordenadora da Agência Experimental em Jornalismo (AgênciaJor). O Sistema Ipanema e o curso de Jornalismo tem um convênio desde 2010 para a veiculação da produção jornalística desenvolvida pelos estudantes. Hoje, o Portal Ipanema conta com quatro estagiários de Jornalismo.
Alexandre Machado (AgênciaJor / Uniso)