30° Concurso Literário Uniso-Cordel premia autora da Paraíba
A premiação do 30° Concurso Literário Uniso-Cordel movimentou o Campus Trujillo na última sexta-feira, 7, com a participação da Banda Montreal Acústico. Promovido pelo curso de Letras, o concurso recebeu a inscrição de 30 cordéis, com autores de várias partes do país. O prêmio de melhor cordel ficou com “A vingança da falecida, de Maria Godelivie, da Paraíba, que não pode comparecer ao evento.
A comissão julgadora selecionou cinco textos para serem apresentados, que foram dramatizados por estudantes do curso de Teatro-Educação da Uniso. “A união com o curso de Teatro foi uma maneira de incentivar os alunos e também de oferecer a oportunidade de praticar o que eles aprendem em sala”, afirma a coordenadora do curso de Letras, professora Denise Gomes.
O evento premiou, ainda, a melhor capa ilustrada, escolhida pelos convidados, que ficou com “O Caipira”, criada por José Candido Mendes; e a melhor interpretação de cordel, que foi para os alunos Luiz Ricardo de Oliveira e Patrick Wellington, que interpretaram “Que piada!”.
Além do vencedor “A vingança da falecida”, também foram premiados os cordéis “Um contador de causos’, de Messias Rodrigues Pereira, que ficou com o segundo lugar; e “Que piada!”, de Geraldo Trombin, em terceiro. “ Ta na boca populá”, de José Candido Mendes, e “Viúvas em guerra”, de Lúcia Marina Rodrigues, compuseram os cinco cordéis selecionados para a noite de premiação.
Adrielli Bragança (AgênciaJor/Uniso)