Estudantes de jornalismo visitam jornal Cruzeiro do Sul

Alunos de Jornalismo e o professor Julio Cesar Gonçalves, ao centro (Foto por: Adones Jesus Ferreira / AgênciaJor / Uniso)
Um grupo de estudantes do segundo período do curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso) visitou, nesta terça-feira, dia 25, as instalações do jornal “Cruzeiro do Sul”. A visita, organizada pelo professor Julio Cesar Gonçalves, fez parte da programação do Encontro Preparatório para o Congresso de Comunicação Uniso e da Semana de Jornalismo/Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), que segue até sexta- feira, 28.
No jornal, os estudantes foram recebidos pela secretária de Redação, Débora Bertoni. Antes de conhecer os setores de produção jornalística, o grupo assistiu ao vídeo institucional, produzido pela TV Cruzeiro do Sul, que conta a história do jornal.
O editor Eduardo Santinon apresentou aos estudantes a redação do Cruzeiro do Sul, que conta com 60 profissionais, entre repórteres, fotógrafos e diagramadores. Santinon ressaltou a importância do diploma para o exercício do Jornalismo, mas fez um alerta: “Contratamos apenas jornalistas com diploma, mas só o canudo não é suficiente para qualificarmos o bom profissional. O jornalista tem que saber ler, escrever e pensar”.
No Parque Gráfico da Fundação Ubaldino do Amaral – mantenedora do Cruzeiro do Sul-, o grupo acompanhou o processo funcional da revelação através do CTP (Computer To Place) até a impressão final da edição. O responsável pelo setor de revelação e tratamento de imagem, Joel Ruas, explicou que os arquivos – páginas – são convertidos em PDF e, em seguida, enviados às maquinas de CTP e depois para a impressão. Ele e sua equipe de técnicos operacionais revelam em média 130 chapas de alumínio por dia. O jornal “Cruzeiro do Sul” tem uma tiragem diária de 30 mil exemplares.
O supervisor de Produção, Dino Silvio, com 25 anos de casa, falou sobre a modernização do Parque Gráfico do jornal e explicou sobre a nova impressora CityLine – equipamento indiano com tecnologia alemã -, adquirida pela fundação e que está operando desde janeiro de 2011. “Modernizamos o processo de impressão e melhoramos a qualidade gráfica do jornal”, ressaltou.
Para o estudante Eduardo Cassola, 23, a visita proporcionou uma complementação de ensino à sua futura carreira. “Conhecemos na prática aquilo que aprendemos em sala de aula. Foi uma experiência importante para a nossa profissão.”
Mais fotos (clique para ampliar)

Francisco Lino
Colaboração: Ana Diniz, Danilo Granado, Danilo Corrêa e Nilton Júnior