Semana de Filosofia

Debate sobre existência e realidade encerra Semana de Filosofia

Semana de Filosofia
Professor André Luiz Sueiro

A Semana de Filosofia, com o tema “Ser e a existência”, terminou nesta quinta-feira (27), com a palestra “Duração e Existência em Bergson”, ministrada pelo professor Benedito Cirino, da Uniso. O evento contou ainda com a participação de estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Rubens de Faria e Souza e do curso de Psicologia da Universidade Paulista (Unip).

As atividades foram divididas em duas partes. Primeiro, o professor fez uma breve introdução de Filosofia, com o objetivo de apresentar a situação em que aparece o pensamento do filósofo francês Henri Bergson. Num segundo momento, Cirino apontou os limites do pensamento pós-Kantiano e a proposição filosófica bergsoniana para a necessidade de uma revisão metodológica em Filosofia.

Segundo o professor, Bergson objetiva mostrar a disparidade entre tempo real (duração) e tempo abstrato (racional). “A intenção, com isso, é ampliar a compreensão sobre a temática da existência. Um dos problemas comuns em relação à existência é a forma como as pessoas entendem a realidade. Elas pegam partes desta realidade e compreendem como se fosse um todo”, destacou Cirino. Ele explicou ainda que Bergson convida a um esforço intelectual em busca da compreensão total da realidade em si.

Existência em Heidegger – Na quarta-feira, 26, o professor André Luiz Sueiro, proferiu a palestra “A Constituição Hermenêutica da Existência em Heidegger”.

Sueiro abordou a relação entre o ser e a existência na perspectiva do filósofo alemão Heidegger, que descreve que o ser humano não é estático como aparece na metafísica clássica. Em Heidegger, este ser na verdade é um “sendo” que se faz durante a sua existência. A contribuição do filósofo está em reforçar o método fenomenológico como o meio mais adequado para a compreensão do ser humano contemporâneo.

AgênciaJor/Uniso

Mais fotos (clique para ampliar)

Matéria relacionada: