São Paulo: a cidade dos museus
MASP (Museu de Arte de São Paulo) |
A capital paulista é um prato cheio para os apreciadores das artes. Na grande metrópole existem mais de 20 museus à disposição do público. Entre eles, destacam-se: Memorial da América Latina, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu Brasileiro de Escultura, Museu da Arte Moderna (MAM), entre outros.
Com grande destaque na imprensa, o MASP é o maior museu de arte ocidental da América Latina. Dentro de seu prédio estão expostas mais de 3,4 mil obras que incluem desde a Idade Média até os dias atuais. Eventualmente, a instituição promove exposições temáticas ou exclusivas de algum artista, como Salvador Dali, recebendo obras vindas da Europa e Estados Unidos. Além das mostras, o local também promove conferências, apresentações musicais e palestras. O MASP fica na Avenida Paulista, 1.578, Cerqueira César.
Quem quiser conhecer melhor as esculturas produzidas por artistas nacionais não pode deixar de visitar o Museu Brasileiro de Escultura (MUBE). Inaugurado em maio de 1995 a partir de uma iniciativa da Sociedade dos Amigos dos Museus (SAM) e da Sociedade dos Amigos dos Jardins Europa e Paulistano (SAJEP), o MUBE tem uma proposta diferente dos museus tradicionais: a exposição a céu aberto. Localizado na Avenida Europa, 218, a instituição também aceita materiais de artistas independentes.
Mais “brasilidades” podem ser conferidas no Museu de Arte Brasileira (MAB). Inaugurada há 50 anos, a instalação reúne pinturas, mobílias, imagem sacras, entre outros objetos. Obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Fulvio Pennacchi e Lasar Segall são encontradas lá. O MAB tem entrada franca, por meio de visitas pré-agendadas pelo telefone (11) 3662-7200, e fica localizado dentro do prédio da FAAP, na Rua Alagoas, número 903, Pacaembu.
O Centro Brasileiro Britânico (CBB) é uma boa pedida para conhecer a história do Reino Unido no Brasil. Com 13 mil metros quadrados de área total, os visitantes poderão conferir uma biblioteca especializada, três galerias de exposições e um centro de informações britânicas. O CBB proporciona para São Paulo um pequeno fragmento da cultura inglesa, localizado na Rua Ferreira de Araújo, 741, no bairro Pinheiros.
Os apreciadores da arte contemporânea também têm seu espaço na capital paulista. Mantido pela Universidade de São Paulo (USP), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), criado em 1963, reúne obras de grandes artistas do século XX, como Pablo Picasso, Joan Miró, Wassily Kandinsky, entre outros. O MAC fica localizado na Avenida Professor Luciano Gualberto, s/n.
É na capital paulista que encontramos o maior museu das Américas, o Memorial da América Latina. Projetado por Oscar Niemeyer e idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, a instalação, com 22 anos na ativa e 84,44 mil metros quadrados, tem como proposta estreitar toda a cultura, política, econômica e social líbero americana. Localizado no bairro Barra Funda, o memorial também coordena iniciativas de instituições científicas, educacionais e artísticas.
Quem quiser conhecer um pouco mais dos museus paulistanos e planejar qual deles visitar pode acessar o site www.sampa.art.br/museus
Rafael Morais (AgênciaJor/Uniso)