Notícias

Comunicação e cultura: Pesquisa aponta influência do cinema no culto ao corpo

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura apresentou, nesta quarta- feira, 27, a dissertação “Cinema e o culto ao corpo: Rambo e Capitão América como personal trainers”, do pós-graduando Alexandre Jordão. A banca examinadora foi composta pelo professor doutor José Soares Gatti Junior (Universidade Federal de Santa Catarina), professor doutor Wilton Garcia Sobrinho (Uniso) e o orientador, professor doutor Mauricio Reinaldo Garcia (Uniso).
Na dissertação, Alexandre Jordão, licenciado em Educação Física, aborda como a cultura ao corpo masculino foi propagada através da narrativa do cinema, analisando filmes como “Rambo”, dirigido e interpretado por Sylvester Stallone, e “Capitão América”, interpretado por Chris Evans. “O corpo é um espetáculo”, diz o pós- graduando, que aponta que desde os primórdios na Grécia antiga o homem já usava seu corpo para chamar a atenção, em busca da perfeição e da beleza.
Com referência nas teorias de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin, Jordão defendeu que o estereótipo é um produto da mídia, mesmo em relação ao corpo do homem. “As pessoas, atualmente, se habituaram ao trabalho para exercer o poder de consumo, e esqueceram do conteúdo e da reflexão que é justamente o que o cinema nos proporciona”, completa.
A dissertação “Cinema e o culto ao corpo: Rambo e Capitão América como personal trainers” estará disponível na Biblioteca Central, do Campus Cidade Universitária, em 30 dias.
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura funciona no Campus Cidade Universitária, de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Outras informações pelos telefones (15) 2101-7104/7102, ou e-mail comunicacao.cultura@uniso.br.

Larissa Cirineo Rodrigues (AgênciaJor/Uniso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *