TV x INTERNET Professor da Comunicação participa de livro na Espanha

O professor doutor Walter Alberto de Luca, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uniso, é um dos autores do livro “Convergencia y Transmedialidad: La ficción después de la TDT en Europa e Iberoamérica”, publicado na Espanha. A obra mostra o ambiente de convergência entre televisão e internet nos países ibero-americanos. Luca é responsável pelo capítulo sobre o Brasil.

Segundo o professor, para apresentar o ambiente brasileiro, realizou uma pesquisa durante um ano sobre o momento de transformação midiática no país, a pedido de pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona.

Coordenado pelo professor Lorenzo Vilches, o livro, da editora Gedisa, reúne estudos de quatro anos de pesquisadores do grupo Convergetvd, financiados pelo Ministério Espanhol da Economia e Competitividade. O resultado mostra que a televisão tem melhor saúde do que a diagnosticada pelos alarmistas, e aponta um crescimento no número de espectadores em todos os países. A pesquisa demonstra ainda que a onda tecnológica não sufocou a televisão, muito pelo contrário, tem servido como impulso para o meio adaptar-se rapidamente aos novos espectadores e as novas plataformas.

O professor Walter de Luca concluiu o doutorado em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), em 2011, com o título “A TV de massa e as novas estratégias narrativas – Um estudo sobre audiências e programas contemporâneos”. Na Espanha, Luca desenvolveu ainda a pesquisa sobre TV Educativa e Cultural na Ibero-américa. O livro está disponível em língua espanhola na loja online Amazon.

Leonardo Moraes (AgênciaJor/Uniso)