NotíciasSemana de Jornalismo ASI/UNISO

ASI/UNISO Produção em TV abre Semana de Jornalismo

A abertura da Semana de Jornalismo ASI/UNISO, nesta segunda-feira, 29, foi marcada pela presença da jornalista Carmem Amorim, que apresentou o tema “Documentário x Reportagem Especial em TV”. Mestre em Comunicação, pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), Carmem tem 25 anos de atuação em emissoras de TV, como Globo, SBT, Record e TV Cultura, além de ter sido correspondente no Brasil para a emissora americana CBS. 
Durante a palestra, foram abordadas diferenças e semelhanças entre documentários e as reportagens especiais produzidas em televisão. Para Carmem, o documentário exige tempo, estudo, investigação e pode apresentar temas factuais ou sem temporalidade, que no jornalismo são apontados como assuntos “frios”. “No documentário, a parcialidade é o diferencial’’, diz Carmen, explicando que é importante o jornalista deixar sua marca ou estilo nesse tipo de produção, inclusive, com uma “moral da história”. 
Já as reportagens especiais, geralmente, têm como origem uma cobertura factual, mas com uma nova abordagem, diferente da qual foi apresentada antes. “É uma nova notícia complementando um fato. Quando realizamos uma reportagem para lembrar um acontecimento histórico, como os 10 anos do ataque de 11 de Setembro, são os novos olhares e as novas fontes que darão o tom da reportagem’’. 
Carmem relatou ainda sua trajetória profissional, como desafios e conquistas. Para ela, o diferencial de um bom jornalista, independente do meio de atuação está nos requisitos mais importante: ética, leitura e respeito e amor pelo o que faz. 
Reflexão e empreendedorismo – Para o estudante Felipe Esdras Pereira de Campos, do primeiro período matutino de Jornalismo, a jornalista despertou seu interesse pelo meio televisão, principalmente porque a produção em documentários possibilita ao jornalista um trabalho autônomo, como empreendedor. 
Já Mayara Correa, do sétimo período, destaca que a palestra foi relevante para reflexão. “Às vezes, assistimos televisão apenas com o olhar de espectador. Carmem nos lembrou do nosso papel, enquanto jornalistas, nessas produções”. 
Para os estudantes que estão às vésperas da entrega do Trabalho de Conclusão de Curso – Produto, a palestra foi elucidativa. “Eliminei muitas dúvidas sobre o documentário que estou produzindo”, conta Marília Pagliato, do sétimo período. Segundo o presidente da ASI, professor Fernando Negrão Duarte, a Semana de Jornalismo tem por objetivo fazer com que os estudantes discutam assuntos diversos relacionados ao fazer jornalístico, e facilitar a aplicação de novos conhecimentos na dinâmica do dia a dia em sala de aula junto aos professores. 
A Semana de Jornalismo ASI/UNISO é uma promoção da Associação Sorocaba de Imprensa (ASI) em parceria com o curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso), e vai até a próxima sexta-feira, 3 de maio. Nesta terça, 30, o evento recebe a jornalista Renata Costa, com a palestra “A comunicação corporativa”, no auditório central, na Cidade Universitária. Renata é graduada em Jornalismo pela Uniso, e atualmente atua como coordenadora de comunicação da Schaeffler.

Textos e Fotos: Equipe AgênciaJor/Uniso 
Laura Oliveira, Letícia de Almeida , Lays Nascimento, Ariadny Sousa, Kelly Mayara da Silva, André Barbosa, Murilo Santos, Theillyson Lima e Tiago Pellizzer (3° período/Jor- Manhã) 
Elias Arcanjo e Larissa Costa – (3° período/Jor-Noite) 
Confira a programação: 

Terça-feira (30 de abril) 19h30 (Auditório Central): “A comunicação corporativa” 
Palestrante – Renata Costa Silva Campos, jornalista e coordenadora de comunicação para a América do Sul da Schaeffler 

Quinta-feira 8h (Auditório Central): “Case revista AnaMaria”. 
Palestrante – Lidice Bá, jornalista e redatora chefe da revista Ana Maria, da editora Abril. 
                     19h30 (Auditório Central): “Empreendedorismo na internet”. 
                     Palestrante – Marcelo Cury, jornalista e proprietário do site de vendas “Piscou Achou”. 
Sexta-feira 8h (Auditório do Bloco D): “Dinâmicas teatrais como exercícios para relaxar em frente às câmeras” 
Palestrante – Yunes Chami, publicitário e ator de cinema, teatro e televisão. 
                   19h30 (Auditório do Bloco D): “Case “Rádio Ipanema 25 anos”. 
                   Palestrantes – Valter Calis, relações públicas e ex-secretário municipal de Comunicação;                      Urbano Martins, jornalista e editor chefe do Sistema Ipanema (Portal, Rádio e Jornal Ipanema)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *