NotíciasSemana de Jornalismo ASI/UNISO

ASI/UNISO Jornalistas empolgam estudantes com experiências profissionais

A Semana de Jornalismo ASI/UNISO recebeu, nesta quinta-feira, 2, a jornalista Lidice Bá, que abordou o tema “Case Revista AnaMaria”, e o jornalista Marcelo Cury, com a palestra “empreendedorismo na internet”. Os palestrantes compartilharam suas experiências profissionais com os estudantes, demonstrando conquistas e desafios na área.
Atualmente, redatora chefe da revista AnaMaria, da editora Abril, Lidice Bá possui em seu currículo trabalhos em publicações como Veja, Caras e Marie Claire. A palestra foi focada em experiências profissionais da jornalista, como o dia em que conheceu Roberto Marinho e uma conversa de 20 minutos com Gisele Bündchen, que resultou em seis páginas para a Marie Claire, mostrando outro lado dinâmico da profissão. Para os iniciantes, sugeriu ter como referência um jornalista – no caso dela, o repórter da Rede Globo, Caco Barcellos – para ajudar no desenvolvimento do texto e na ambição do futuro profissional.
Além de dar dicas sobre a profissão, Lidice Bá afirma que o jornalista tem que estar ligado à arte. “Arte é o combustível da vida e isso ajuda a escrever. Escrever é pensar, e quem tem ligação com a arte pensa melhor”. Sobre a experiência atual, na revista AnaMaria, a jornalista como uma nova descoberta na profissão e a superação de preconceitos em ter de trabalhar em um veiculo de apelo popular. “Sinto prazer e um sabor de dever cumprido na alma, porque escrever na revista impacta a vida do leitor. Por exemplo, uma matéria de nutrição pode mudar um hábito, e com isso, muda-se o mundo. É uma publicação para uma massa de um milhão de leitoras, com venda de 200 mil exemplares por semana”.
Para ela, a oportunidade de estar com os estudantes de Jornalismo é vital a formação na área. “Os alunos devem ser mais questionadores e curiosos quando ocorrer este tipo de contato”. A palestra contagiou os estudantes do primeiro período de Jornalismo, como Sandra Cordeiro que se emocionou com as palavras de Lidice, e destacou a humanização da profissão. “O jornalista precisa voltar a se humanizar. Lembrar que também é humano e não simplesmente um robô”, diz Sandra.
Já a estudante Pamela Nunes aponta Lidice Bá como uma inspiração e que a palestra mostrou uma nova visão e o resgate do conceito do jornalismo. “Mudei minha concepção, estava pensando em desistir do curso, mas pensei melhor e mudei de ideia”.
Para encerrar a manha de quinta-feira, a convite do professor Fernando Negrão, o estudante Felipe Surano, do primeiro período de Jornalismo, realizou uma apresentação de saxofone.
Empreendedorismo – Como o tema empreendedorismo na internet, o jornalista Marcelo Cury, egresso do curso de Jornalismo da Uniso, trouxe aos alunos sua experiência como empresário do site “Piscou Achou” (www.piscouachou.com.br), voltado para a divulgação de serviços diversos como restaurantes e lojas em São Paulo. Cury mantém ainda o blog (www.blogdocury.com.br), com informações sobre o trânsito da capital paulista.
Cury explicou como foi a transição de um emprego formal, há 11 anos como repórter de trânsito na rádio Jovem Pan, para iniciar um trabalho na internet. Quando tomou essa decisão, o meio digital não era tão difundido, o que trouxe muitas incertezas profissionais e financeiras. “Foi uma situação insegura em que me aventurei, no começo foi um pouco difícil, mas com paciência e humildade dominei essa ferramenta”, conta. Em meio às duvidas de sua decisão, o jornalista aprendeu que é preciso tirar todas as possibilidades de um não e que a sua audiência é você quem faz.
Para Alexandre Machado, aluno do quinto período de jornalismo, a internet é um bom mercado a ser explorado, podendo resultar em ganho financeiro na área da comunicação. Alexandre destaca ainda que foi interessante e motivador ver um ex-aluno da Uniso atuando no mundo digital com sucesso.
Programação – A Semana de Jornalismo ASI/UNISO é uma promoção da Associação Sorocaba de Imprensa (ASI) em parceria com o curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso), e encerrou nesta sexta-feira, 3, com a palestra “Teatro Corporativo”, do ator e publicitário Yunes Chami, às 8h, no auditório do Bloco D. A palestra com o relações públicas Valter Calis e o jornalista Urbano Martins, sobre a “Rádio Ipanema 25 anos”, foi cancelada devido a compromissos profissionais dos convidados.

Equipe AgênciaJor/Uniso

Juliana Mitie, Leonardo Moraes, Isabela Pelarini, Luane Chinaide, Renan Brenga, Emilene Garcia, Juliana Martins e Caroline Andrade (3º período/Jor-Manhã)

Danielle de Assis Mariano e Isabela Garcia (3º período/Jor-Noite)