Câmara de Sorocaba comemora Dia do Rádio
A Câmara de vereadores de Sorocaba realizou na última quarta-feira (23) uma Sessão Solene para comemorar o Dia do Rádio e do Radialista (25 de setembro) com destaque para o radiojornalismo. O evento contou com autoridades, professores, alunos e homenageou profissionais da área.
Autor da proposta da pauta, o presidente do legislativo, Gervino Cláudio Gonçalves, o Cláudio do Sorocaba I, explica que o objetivo da sessão foi homenagear o rádio e reconhecer os profissionais que levam informação e entretenimento à população. “Tenho uma admiração e respeito muito grande pelo profissional do rádio, porque nós sabemos que – o rádio – é um meio de comunicação que chega mais próximo da população. Este é o segundo ano que realizo homenagem aos profissionais dessa área”.
O evento contou com apresentações musicais do grupo Acousticando e da cantora Teresa Baddini, que interpretou músicas que marcaram a trajetória do rádio ao longo dos anos. “Foi uma sessão com homenagens para radialistas com direito a exposição de fotos e de rádios antigos do colecionador Daniel Mattucci. Pudemos reviver, mesmo que por algumas horas, a antiga magia do rádio”, comentou Angela Fiorenzo, coordenadora do Cerimonial da Câmara e presidente da Associação Sorocabana de Imprensa (ASI).
Durante a sessão também foi apresentado, ao vivo, um radiojornal narrado pelo radialista José Desidério, que contou com entrevistas gravadas com personalidades da cidade e do Brasil feitas por ele durante seus 53 anos de radiojornalismo.
Para Desidério, o rádio mudou, mas ainda continua sendo o companheiro de muitas pessoas. “O rádio é o condutor que dá informação, alegria, cultura e arte. Por isso é importante homenagear seus profissionais, porque a profissão é um verdadeiro sacerdócio”, disse.
Reconhecimento
Segundo Fábio Andrade, radialista da rádio Cruzeiro FM, a celebração é muito importante para a profissão e principalmente para os profissionais. “Esse tipo de cerimônia vem justamente mostrar a importância do rádio em Sorocaba, que é um rádio forte e que está crescendo cada vez mais, ocupando o espaço das manhãs, da tarde e da noite. Isso é muito bom para o rádio, para o jornalismo e também para os radialistas”, comentou.
O jornalista e radialista Fernando Negrão Duarte compartilha da mesma ideia. Segundo ele, o radiojornalismo feito em Sorocaba cada vez mais ganha espaço no dia a dia dos ouvintes. “Grandes nomes passaram pelas emissoras de rádio de nossa cidade. Essa homenagem é muito importante para todos os produtores, locutores, jornalistas do radio que estiveram e estão aqui”, completou Negrão.