Jornalismo Econômico foi tema desta sexta-feira na Semana da Comunicação

Na última noite da Semana da Comunicação da Universidade de Sorocaba (Uniso), o curso de Jornalismo contou com a presença jornalista, Marcel Stefano, que ministrou a oficina: Noções de Cálculos e Informações Técnicas de Economia para Jornalistas. O tema foi abordado nesta sexta-feira (30).
Ao longo da atividade, o convidado apresentou termos técnicos e práticos do ramo da economia, úteis para a produção de reportagens. Taxa de juros simples e composto, porcentagem, planejamento financeiro, estatística e inovação e invenção foram alguns dos temas trabalhados.
De forma dinâmica, Marcel fala sobre a força que a economia tem perante o jornalismo. “É um mercado que possui muitas oportunidades e, muitas vezes, o jornalista desconhece. Existem empresas que contratam, como as agências de análise e de mercado. É uma área onde o profissional tem um campo a frente e que essas empresas podem pagar muito bem pelo trabalho prestado”, diz Marcel, atualmente diretor da Área de Imprensa, na Prefeitura de Sorocaba,
Para o aluno Jesler Vagner Stefani Junior, aluno do 6º semestre, a oficina agregou mais conhecimento, já que se interessa pelo assunto e pôde relembrar conceitos vivenciados na época do Ensino Médio. “Achei muito bom, diz respeito ao nosso dia a dia, extremamente importante”, relata o estudante. Assim como Junior, o aluno Carlos Alberto Borges, também se interessa pelas exatas. “Ao contrário do que dizem que jornalista não entende muito de matemática, eu me interesso pela área de exatas, também para entender um pouco mais sobre economia”, aponta o estudante do 6º período.
Stefano atua no jornalismo há 19 anos, tendo passado por veículos impressos e assessoria de imprensa. Por sete, trabalhou como editor de Economia no jornal Cruzeiro do Sul. Na área acadêmica cursou MBA em Informações Econômico Financeiras e Mercado de Capitais e possui especialização e mestrado em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Texto: Maíra Adriele Silva, para Agência JOR/Uniso
Fotos: Nathália Alberigi, Agência JOR/Uniso