Campanha Lacre do Bem é estendida ao Colégio Dom Aguirre

A campanha Lacre do Bem, organizada pelos alunos dos cursos de comunicação da Universidade de Sorocaba (Uniso), em parceria com a CCR Viaoeste, deu mais um passo desde que foi lançada em abril, na Cidade Universitária. Durante a Feira de Ciências do Colégio Dom Aguirre, realizada no sábado, dia 21, as professoras de Jornalismo Evenize Batista e Andrea Sanhudo e um grupo de alunos do primeiro semestre de Publicidade e Propaganda estiveram em um estande para apresentar a campanha aos visitantes da feira, informando que o Colégio passa a ser um ponto de coleta para os lacres de latinhas de alumínio. A cada 140 garrafas pet de dois litros cheias de lacres, será feita a troca por uma cadeira de rodas.
Um dos alunos a participar da elaboração e divulgação do projeto, Pedro Scanavez, do primeiro semestre de Publicidade, estava presente para auxiliar no lançamento da campanha. “Esse evento estimula os jovens a participarem, a verem a coisa acontecer. Não é simplesmente colocar uma garrafa, é você fazer uma divulgação para as pessoas começarem a participar”. Como estratégia para atrair o público, os universitários levaram plaquinhas com frases para que as pessoas tirassem fotos a cada doação feita.
Segundo Pedro, essa movimentação da campanha é gratificante, principalmente para quem atuou na elaboração do projeto. “É gostoso ver crescer, porque foi o nosso primeiro contato com a técnica da publicidade em si”, diz ele, acreditando que a iniciativa possa crescer ainda mais com o público infantil. “Na pesquisa de campo que a gente fez na Uniso, nós vimos que muita gente não toma refrigerante e aqui acontece o contrário, só andando já vimos umas vinte pessoas consumindo”.
“Nossa expectativa é que a campanha seja bem acolhida, porque os alunos gostam desses projetos, principalmente quando está voltado para a área social”, diz o diretor do Colégio Dom Aguirre, José Martins da Rocha. Ele ressalta também a importância do engajamento de todos na iniciativa, principalmente dos educadores, para que o resultado seja positivo. “Aluno de ensino básico precisa muito da figura do professor como modelo, então quando o professor fala que é legal, ele se engaja. Vai depender um pouco dessa participação dos professores”.
Participante e incentivadora da campanha, a professora Evenize Batista, do curso de Jornalismo, se mostrou satisfeita com o crescimento do Lacre do Bem. “Nós lançamos a campanha na Uniso no começo de abril e, um mês depois, estamos trazendo para outro prédio, que vai atingir outro público A maior satisfação é saber que isso está se ampliando e que existem mais pessoas colaborando na divulgação”.

De acordo com Evenize, que já teve experiência em trabalhar com escolas da rede pública de Votorantim, o público infantil será fundamental para o andamento da iniciativa, já que as crianças se engajam facilmente quando se trata de uma causa social, desde que motivadas por pais e professores. “É um momento novo e que vai movimentar de uma maneira diferente a campanha. Hoje estamos fazendo um lançamento menor, montamos um estande, estamos abordando as pessoas para falar sobre o Lacre do Bem e mostrar o ponto de coleta, que estará aberto a quem quiser contribuir”.
No momento, não há previsão de estender a campanha para além da Uniso e do Dom Aguirre, entretanto, a professora diz que qualquer um pode participar, já que o intuito é a união da comunidade. “O grande objetivo dessa campanha é promover uma grande corrente, então se alguém quiser alguma informação para começar seu projeto próprio ou colaborar com essa iniciativa, estamos à disposição também”.
_______________________________
Texto: Giulia Vasovino, Agência JOR/Uniso