Jovens em busca da candidatura
A cada ano de eleição temos novos candidatos que estão em busca de um novo rumo na vida e junto fazer o melhor para a sua cidade. Em São Roque e outros municípios não foi diferente. Neste ano de eleição, contamos com a presença de candidatos jovens que querem fazer mudança e acreditam em novas propostas e conhecimento para oferecer à população. Jovens com faixa etária mínima de 18 anos que estão se candidatando para vereador mostrando que são capazes de fazer melhorias junto aos partidos. Esses jovens candidatos usam as redes sociais para divulgar as suas campanhas eleitorais e mostrar o planejamento de ação.
A Rede de Sustentabilidade é um site direcionado a um movimento aberto que procura contribuir de forma voluntária e colaborativa para aprofundar a democracia no Brasil e superar o monopólio partidário da representação política, sendo assim, conta com candidatos com esse perfil em algumas capitais brasileiras e nos principais municípios do país. “O trabalho de investir nos jovens também faz parte de uma iniciativa do partido de gerar novas lideranças, engajadas em aperfeiçoar e atualizar a qualidade de política brasileira e, como consequência, essa melhoria trará benefícios para a comunidade, através de um jeito novo de governar em parceria com a população”, descreve a proposta do site. As candidaturas jovens também recorrem à tecnologia como forma de fazer divulgações inovadoras e sustentáveis. Dessa forma, eles conseguem fugir do jeito tradicional de fazer campanha. Assim, os concorrentes da Rede, tanto a prefeito quanto vereadores, adotam o uso das redes sociais como ferramenta de conectar as pessoas e apresentar as propostas.
“É uma grande responsabilidade se candidatar e representar a minha cidade, mas estou disposto a lutar e trabalhar pelo interesse de todos da comunidade. Sou jovem e não vejo isso como uma perda, mas sim um ganho para mostrar que somos capazes de fazer a diferença. Meu objetivo é entrar para transformar não só as minhas ideias, mas sim de todos nós que buscamos um novo rumo. Não quero ser somente ‘mais um’ em meio de tantos que já passaram por lá”, afirma Lucas Paolillo, 19, candidato a vereador em São Roque.
Para Diego Costa, 20, que faz parte de uma Companhia de Teatro e grupos de dança, a vontade e a disposição para ajudar pessoas e fazer o bem o levaram a ser candidato à Câmara Municipal de São Roque. “Nós, jovens, temos que ter voz ativa desde já para dar espaço à renovação política que vem com sede de trabalhar e mostrar serviço para toda população, mesmo porque somos o futuro não só da política de São Roque, mas também de todo o País”.
Gabriel Luvizotto, 19, estudante de Relações Públicas na Universidade de Sorocaba, se candidatou para vereador, pela primeira vez, em Cerquilho. “A juventude está cada vez mais interessada na política do nosso país e da sua respectiva cidade. Nós queremos mudanças, atitudes diferentes para que o nosso futuro seja melhor não só para nós e sim para aqueles que ainda poderão viver e que buscam acreditar em um mundo melhor. É a juventude quem faz a diferença”, destaca.
A candidatura e a eleição de jovens para o cargo de vereador no Brasil demonstram uma realidade de participação social e de compromisso com a política que vai além da possibilidade do voto do jovem. No pleito de 2012, foram 47 jovens com menos de 18 anos que se candidataram ao cargo de vereador, e seis foram eleitos. Já na faixa de 18 a 20 anos, o número de candidatos aumentou para 4,2 mil, sendo que 257 conseguiram se eleger.
Texto: Caroline Alves (AgênciaJor/Uniso)
Foto: Divulgação