Novo reitor quer aproximar Uniso da comunidade com ações sociais

O professor Rogério Augusto Profeta assumiu a reitoria da Universidade de Sorocaba (Uniso) no dia 1º de fevereiro. A cerimônia foi realizada em uma sessão solene na Cidade Universitária. Além de continuar os trabalhos iniciados pela reitoria anterior, Profeta declara que em sua gestão pretende oferecer o acolhimento ao aluno e melhorar o relacionamento com os egressos, considerando que o número de ex-alunos da Uniso já ultrapassa 50 mil.

Mesa composta por autoridades da cidade de Sorocaba
Esta estratégia tem como objetivo que os egressos sirvam de referência para os novos alunos que também terão uma maior capacitação para serem empreendedores e uma perspectiva melhor de carreira. “Manteremos também o relacionamento com a comunidade através de ações dentro da sociedade, ações sociais e de melhorias para sociedade e temos muita competência em nossos cursos para esta finalidade”, conclui.
O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares de Sorocaba e região. Para compor a mesa, além das autoridades, estavam o professor Aldo Vannucchi, ex-reitor da Uniso e atual assessor especial da reitoria, e o arcebispo metropolitano de Sorocaba Dom Júlio Endi Akamine, presidente da Fundação Dom Aguirre (FDA), mantenedora da Uniso.
Dom Júlio, em seu discurso, abordou a importância da universidade para a sociedade. “A universidade é uma associação de pessoas, mestres e estudantes que se associam em busca do desenvolvimento da ciência e pesquisa, trazendo consequências positivas e bons frutos para toda uma sociedade”, salienta o arcebispo.
Autoridades e convidados prestigiando a cerimônia
 “Eu sinto que o trabalho foi realizado e fiz tudo o que sabia fazer da melhor forma”, declarou Fernando de Sá Del Fiol, que ocupou o cargo por dois mandatos. Del Fiol também contou aos presentes que na sua gestão não tinha apenas o sonho de construir os prédios E e F e o Hospital Veterinário, mas também oferecer novos cursos, novos professores e novos programas de pós-graduação, como foi concretizado.
Rogério Profeta ocupará o cargo de reitor da Universidade de Sorocaba até 31 de janeiro de 2022. Anteriormente ocupou o cargo de pró-reitor administrativo e de secretário executivo da Fundação Dom Aguirre (FDA). A partir da posse, a nova composição da reitoria da Uniso ficou da seguinte forma: professor Fernando de Sá Del Fiol assumiu a Pró-reitoria de Graduação e Assuntos Estudantis e o professor José Martins de Oliveira Júnior, a Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação desta instituição.
Durante a cerimônia os convidados puderam prestigiar várias apresentações do Conjunto Madrigal da Universidade de Sorocaba (Uniso). O coral foi regido pelo maestro Cadmo Fausto Cardoso.
Conjunto Madrigal da Universidade de Sorocaba
Familiares do novo reitor prestigiaram a solenidade
Arcebispo metropolitano de Sorocaba Dom Júlio Endi Akamine

Texto: Cléo Nunes/AgênciaJor