Sustentabilidade é tema de Semana de Moda

Os impactos ambientais e sociais causados pela indústria têxtil foi um dos tópicos apresentados na exibição do documentário “The True Cost” produzido por Andrew Morgan, e lançado em 2015, com duração de 1h30, além deste documentário, outro vídeo sobre reciclagem de roupas por uma indústria indiana foi exibido no dia de encerramento da Semana de Moda da Uniso, no dia 13 de abril.

“The True Cost” mostrou a importância de saber quem faz suas roupas, apontando a exploração sofrida pelos funcionários de indústrias fabricantes de roupas, em que as péssimas condições de trabalho favorecem a indústria da moda e ignoram vidas. Ao longo do documentário, foram expostas as condições de trabalho que marcas ocidentais famosas disponibilizam para os trabalhadores de países como Bangladesh.
Em outro ponto do vídeo, questões de preocupação com a sustentabilidade na produção têxtil começaram a ser levantadas. Preocupação que começa desde a plantação da fibra de algodão até o produto final. O consumismo também foi abordado, relatando o quanto as pessoas compram peças de vestuário em excesso e muitas vezes não as utilizam. No segundo vídeo é possível observar melhor esse consumismo, em que toneladas de roupas em bom estado de conservação são recicladas por uma indústria na Índia. Parte das roupas que chegam até esta indústria, é doada para famílias da região e a outra parte é transformada em cobertores.
Após a exibição dos vídeos, o professor José Ferreira Neto iniciou uma conversa com os  alunos do curso de Moda que permaneceram para debater sobre as questões apresentadas. Ele conta que é importante direcionar os jovens para um futuro de pessoas conscientes, orientar sobre a questão do consumo excessivo, de valores que geram mudanças. “Eu incentivo a minha filha a aprender a costurar, para ela ter a noção diferente da de pagar por uma peça”, exemplifica o professor.
 Bate-papo com alunos de moda sobre o documentário assistido
A estudante Nicolly Medeiros, 18, do 3° semestre de Design de Moda, explica que é muito importante falar sobre moda sustentável para conscientizar as pessoas de que não é só em grandes lojas que estão as roupas de qualidade. “Muitos brechós têm roupas maravilhosas e as pessoas não sabem. As vezes até sentem um pouco de receio de comprar por achar que é roupa velha, já foi usada, só que muitas vezes é muito melhor comprar porque já foi usado do que comprar uma nova e acabar gastando muito mais, sendo que você pode comprar muito mais peças no brechó”, finaliza.
Oficina de customização de jeans – Antes de acabar a exibição do documentário e a conversa sobre moda sustentável, os alunos se dirigiram para a área externa do bloco F para uma oficina em que poderiam customizar uma calça jeans. Para participar do workshop, era necessário pagar um valor de R$ 70,00 referente ao valor dos materiais utilizados para personalizar a peça, sob a orientação de colaboradores da marca YCK’S jeans.
Texto: Aline Nunes/AgênciaJor
Foto: Stephanie de Paula/AgênciaJor