Do abandono a um espaço de cultura, lazer e aprendizado

Tudo começou em 2004, quando Silvia transformou uma antiga vivenda, que estava em péssimas condições, em um espaço cultural, onde crianças, jovens, idosos e famílias pudessem ter uma área de lazer dentro do bairro Jardim Novo Eldorado. Foi com muito esforço, dedicação e parcerias que a presidente da associação conseguiu transformar o Centrinho no que ele é hoje. Com uma biblioteca, quadra de futebol, área de recreação para as crianças, cancha de bocha, um pátio onde crianças e jovens podem ter aula de capoeira e aula de ginástica, frequentada principalmente por senhoras idosas, além da principal fonte de renda do Centrinho, o brechó.

“Desde que assumi o Centrinho há 14 anos, vi a possibilidade de ajudar o bairro a ficar autossuficiente, aglutinar as pessoas, melhorar a vida de todos. Hoje conseguimos muito; inclusive temos reciclagem de lixo; O Programa da Polícia Militar Vizinhança Solidária; o Brechó, que nos ajuda muito na receita e manutenção do local; e as festas como o Dia das crianças, o Natal e a Páscoa. Minha missão é dar continuidade aos projetos e colocar algum curso profissionalizante aqui no Centrinho, atraindo pessoas não só do bairro, mas do entorno e dos bairros vizinhos. Passar para as crianças e jovens a necessidade de ler, de fazer esporte, de cuidar do local onde moram, de acreditar nas possibilidades de um mundo melhor fazendo sua parte.” Essa é a fala de Silvia Macedo, presidente e líder da Associação dos moradores do Jardim Novo Eldorado, também conhecida como Centrinho.
Para alcançar o seu melhor potencial e conquistar seus objetivos, a instituição conta com a parceria da Universidade de Sorocaba – Uniso Já são doze anos trabalhando juntos. Foi graças a essa parceria, com o Programa de Bolsas de Extensão da Universidade de Sorocaba (Probex), que objetiva intensificar as relações entre a universidade e a Comunidade, que em 2005, iniciou-se o projeto AdministrAção, por meio do qual alunos do curso de Administração do 7° semestre gerenciam o desenvolvimento de melhorias estruturais em instituições do terceiro setor. Somente no Centrinho já foram realizados dez projetos. A instituição obteve reformas nas janelas, em sua quadra de futebol, nas salas da biblioteca e no brechó, nos banheiros e na cozinha, na área de recriação para as crianças, além das trocas dos vidros e da pintura, da construção do telhado para a área de bocha e da troca de piso no pátio, sendo esse último o projeto mais recente. Para a líder da instituição, ter esse apoio foi de imensa importância: “Existe um divisor de águas antes e depois da UNISO, ter uma Universidade como parceira é algo maravilhoso, pois existe sempre a renovação. Com os projetos de reforma e construção, alguns espaços que antes eram insalubres e destruídos foram melhorados com a revitalização.”
É graças a ações como essa e o carinho e dedicação de Silvia, que hoje o Centrinho é um lugar de recreação, educação e cultura para os moradores do bairro Jardim Novo Eldorado. É ali que as crianças e jovens da comunidade podem encontrar novas chances, fazer novas amizades e, quem sabe, se autodescobrir. Essa instituição finalmente ofereceu ao bairro e à comunidade um lugar de fraternidade, onde todas as pessoas são bem-vindas.
Serviço
A Associação dos Moradores do Jardim Novo Eldorado – Centrinho teve início há 14 anos, com a intenção de proporcionar um espaço de interação e aprendizado para as crianças e moradores do bairro. O Centrinho está localizado na rua Celina Estela CorradeBeu, 150 – Jardim Novo Eldorado. Para mais informações, entrar em contato com o número (15) 99119-5557 ou com a assessoria de imprensa por meio do e-mail anamariaagmont@hotmail.com.
Texto: Raiane Teófilo/AgênciaJor