Uncategorized

Invasão Caneca na Prainha do Pátio Cianê Shopping

A prainha do Pátio Cianê Shopping foi invadida pelo Coletivo Caneca, um coletivo de diversidade sexual, em  23 de março. Uma praia falsa, isto é, uma área com areia, cadeiras de praia, guarda-sóis e barraquinhas está montada desde o dia 23 de fevereiro no estacionamento do shopping. O evento contou com discotecagem com a Luana Salum e um pocket show da drag queen Dandara. Pela primeira vez, um shopping em Sorocaba abre espaço para o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e o guarda-chuva trans).

A necessidade dessa abertura é ressaltada por Rodrigo Honorato, 21 anos, assessor do Caneca: “O shopping atende a uma grande massa, ainda mais um shopping ao lado do terminal de ônibus e com acesso a esse. Eu acredito que isso seja um marco para a comunidade LGBT. Sempre tivemos repressão de diversas maneiras, sempre procuramos espaço de fala e procuramos levar informações ao publico LGBT e ao não LGBT”. O shopping tinha interesse em fazer uma pareceria com o coletivo há um tempo e manifestado o desejo de fazer alguns eventos.

Caio Araújo, 21 anos, que faz parte do time de marketing do Pátio Cianê Shopping, diz que o local pretende fazer não só mais eventos voltados a esse público, mas dar mais espaço de voz e ações a essas pessoas. “Queremos mostrar que todos são bem-vindos e não dizer isso apenas da boca para fora”, diz o profissional de marketing.

O evento foi encerrado com um pocket show de covers cantados pela drag queen (personagem criada por artistas performáticos que se vestem e se maquiam de forma artística e extravagante) Dandara. “É uma grande responsabilidade estar como linha de frente dessa comunidade aqui no shopping”, declara Dandara, 22 anos. Ela está fazendo parte do projeto Desmonte, que acontece dentro do coletivo, dirigido por Larissa Gomes (22 anos, área audiovisual do coletivo) e por Victor Guimarães (22 anos, gestor de audiovisual do caneca). Se trata de um longa-metragem que conta a história de 10 drag queens da região de Sorocaba. Elas são levadas em eventos do Caneca. O trabalho de Dandara pode ser acompanhado nas redes sociais em @queendandara ou no canal do YouTube É Verdade.

 O Coletivo Caneca está desde 2017 trazendo eventos e conteúdo para o público LGBT. A organização surgiu da necessidade de espaço para essa comunidade na cidade. O 1° evento realizado pelo Caneca foi o bloco de carnaval “Sem Grana mas com Glitter”, no mesmo ano em que deu início às atividades. Foi o primeiro bloco voltado para esse público em Sorocaba. Em 2019, teve sua terceira edição. O coletivo fez eventos em casas noturnas da região como Asteroid Entretenimento, Mavs PUB e Nárnia Club, e em espaços abertos a sua parte social e cultural como o Maloca Centro Criativo e o PUPA Eventos Criativos. A divulgação de eventos e conteúdo pode ser acompanhada pelas redes sociais em @coletivocaneca e no site www.coletivocaneca.com.br.
  
  
  
Texto: Giovanna Abbate –  Agência Focs / Jornalismo Uniso
Imagem: Bruno Gabriel, Giovanna Abbate e Laura Souza –  Agência Focs / Jornalismo Uniso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *