Mapas Feitos à Mão estão em exposição no IHGGS

Mapas feitos à mão são raros atualmente. Resgatando essa arte antiga, o artista plástico Francisco Stein, 56 anos, promove a exposição “A Arte Milenar dos Mapas Feitos à Mão”, com 18 mapas selecionados de seu arquivo pessoal, no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS). A exibição conta com mapas temáticos, históricos, atuais e antigos. A globalização através do uísque e a lamentação de Jó são temas presentes. Alguns são de autoria própria e outros são reproduções.

Francisco é sorocabano, e com 4 anos já era apaixonado por História, Geografia e mapas: “Alguns colecionavam moedas, outros colecionavam selos. Eu colecionava mapas”, conta o artista. “Esses mapas antigos, dos séculos XV, XVI e XVII, têm vários detalhes e são verdadeiras obras de arte. Aqueles navios, aqueles monstros, toda aquela firula… Eram obras que acabaram sendo escurecidas pelos grandes pintores. Ninguém nunca teve muito interesse em mapas”.  Ele trabalhou como projetista mecânico, cargo que fez com que aprendesse a usar tinta nanquim, prancheta e papel poliéster, materiais posteriormente fundamentais para a elaboração de seus mapas.

“Comecei a pintar com giz de cera. Depois fui evoluindo e acabei no giz pastel. Hoje trabalho com tinta soft pastel. Uso pincel também com tinta óleo, que parece que tem vida própria. Mas sempre desenho primeiro com tinta nanquim”, fala Stein sobre o processo de elaboração de seus mapas. Cada um deles leva cerca de 300 horas para ser feito. São todos no papel poliéster que parece o vegetal, já que é bem resistente: se enterrado, levaria pelo menos 400 anos para o início da decomposição. E para finalizar, um verniz protetor. Os mapas ainda ficam armazenados num sanduíche de vidro.

O desenhista já iniciou estudos na área de História, mas foi obrigado a parar para trabalhar na área comercial. Francisco, no entanto, teve a oportunidade de lecionar em uma escola na Vila Serra, em São Paulo, durante 3 anos. Lá, desenhava mapas na lousa. Depois começou a levar mapas em papel vegetal para a sala de aula.

Hoje, o artista faz mapas por encomenda e tenta se sustentar financeiramente com isso: “Várias vezes deixei a área comercial para tentar os mapas. Acabei desistindo e voltando. Isso aconteceu muitas vezes. Este ano, estou fazendo uma última tentativa para ver se a coisa dos desenhos decola”, conta Francisco.

Os mapas estão expostos no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico, na Rua Ruy Barbosa, 84., até o próximo dia 5, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Acompanhe o trabalho de Francisco Stein no Instagram e no Facebook: steinmapas e em www.steinmapas.com. Para mais informações e contato:  +55 15 99727-8377 ou contato@steinmapas.com

THE HIGH CHAPARRAL – Mapa desenvolvido a pedido de um grande fã da série
de TV Sr. Mario Massaglia.

Texto e imagens: Giovanna Abbate –  Agência Focs / Jornalismo Uniso