“O futuro da fotografia” foi tema de workshop

Reunindo um grupo de apaixonados pelo assunto, o workshop “O futuro da fotografia”, promovido pelo Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (Cecap), ligado à Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no último dia 15, abordou as dificuldades enfrentadas por profissionais que vivem da fotografia, as mudanças geradas pela tecnologia, além de dicas para quem pensa em abrir o seu próprio negócio.

“O futuro da fotografia somos nós que decidimos o caminho que vamos dar para o nosso trabalho”, afirma Fábio Rogério, fotógrafo responsável pelo encontro, mostrando aos presentes as principais diferenças entre um clique de um fotógrafo profissional com de um amador. No começo do workshop, Rogério fez a seguinte pergunta, “quem é amador e quem se considera profissional? ”, querendo ouvir e descobrir o que cada um pensa sobre suas próprias fotos.

Fábio atua no jornal Cruzeiro do Sul há 13 anos. O profissional conta sobre as dificuldades que encontrou para atuar como fotógrafo. “Antes era complicado aprender sobre fotografia, em Sorocaba não tinha palestras e workshop. Hoje existem muitos cursos que proporcionam essa ajuda, mas tive que aprender sozinho”, relata.

O fotógrafo é conhecido por toda região e sempre inspira quem está na área da comunicação, como os jovens que acompanham seu trabalho de fotojornalismo pelo Instagram, onde costuma postar suas fotos junto com seu portfólio.

É o caso do aluno do terceiro período do curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba, Gabriel Lara, 23 anos, que não trabalha como fotógrafo, mas diz que costuma buscar novos olhares em outras profissões, “O único contato que tive com a fotografia foi no primeiro período, mas deu para ter uma visão do que posso fazer depois de terminar o curso. Com a fotografia posso trabalhar com agências especializadas ou até com publicidade. Lógico que não será minha profissão e não serei tão bom nisso, mas é sobre fotografia”, comenta Lara.

Para Juliano Vieira Pinto, 41, funcionário público, morador de Tatuí, o workshop foi uma oportunidade para conhecer mais sobre a área. “Não sou profissional, mas gosto de fotografar por hobby, fiz curso básico em fotografia no Senac, em Sorocaba, e sempre tenho acompanhado os eventos da cidade. Mesmo que seja apenas por hobby, quem sabe futuramente me torno um profissional”, conclui.

Texto e imagens: Larissa Camargo –  Agência Focs / Jornalismo Uniso