Evento na Uniso debate impactos da comunicação na violência e desigualdade de gênero

A Universidade de Sorocaba (Uniso) recebe na sexta-feira, 22, às 08h e às 19h30, a aluna egressa de Jornalismo, Isabela Garcia, para abordar a temática “Como a comunicação impacta na violência e desigualdade de gênero”. Recentemente, ela concluiu seu mestrado na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), na Espanha. Sua linha de estudo debate questões que envolvem a construção social do gênero e como a imprensa, a mídia de massa e os meios de comunicação em geral colaboram com o discurso que traz a dominação masculina como natural.
Neste encontro, o público poderá conhecer mais a fundo sobre temáticas como opressões sociais, feminicídio e feminismos. O objetivo é, antes de tudo, esclarecer os conceitos básicos relacionados a gênero dentro do recorte da comunicação. “Traremos dados sobre a violência de gênero e a relação da mídia que colabora e endossa o discurso patriarcal e machista que permeia a nossa sociedade”, comenta a pesquisadora.

Evento acontece na Universidade de Sorocaba nesta sexta-feira, 22 | Imagem: Divulgação
De acordo com Isabela, sua vontade de falar sobre as relações entre a mídia/imprensa e a violência de gênero, se deu após ela perceber que o discurso machista, cheio de estereótipos, é muito reforçado pela forma que o aparato da comunicação – rádio, televisão, jornais, revistas, etc – noticia e repercute determinados assuntos. Ela salienta que, além de um momento de aprendizado, o evento é também uma porta para a conscientização.
A parceria entre a Universidade de Sorocaba e o trabalho que Isabela produziu na Universitat Autònoma de Barcelona, se deu após a aluna contatar as professoras Thífani Postali (Publicidade e Jogos Digitais), Evenize Batista (Jornalismo) e Josefina Tranquilin (Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo), para pensar em um bate-papo sobre o tema.
De acordo com Thífani Postali, é de suma importância trazer este debate para dentro da Universidade. “É um tema emergente que é pouco pautado pela grande mídia. Temos um dos países mais violentos com relação a violência de gênero”, comenta.
A fala de Postali vai ao encontro de dados recentes de violência contra a mulher no país. Entre janeiro e agosto de 2019, por exemplo, a cada seis minutos, em média um caso de violência contra mulher foi denunciado pelo serviço “Ligue 180” do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Já no que diz respeito ao assédio dentro dos transportes públicos, de acordo com dados dos Institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, 97% das mulheres dizem já ter sido vítimas de assédio nesses espaços. “Discutir violência de gênero é algo extremamente urgente”, salienta Thífani.
A discussão que será colocada por Isabela Garcia no encontro de sexta-feira é uma forma de reflexão sobre a práxis dos profissionais e veículos que trabalham com comunicação. Para ela, é possível usar a profissão para combater essa problemática. “No momento que me dei conta, por meio do mestrado, que eu tinha uma profissão que pode fazer essa mudança acontecer eu resolvi que ia fazer tudo para mostrar a outras pessoas isso”, comenta.
Os interessados em participar da palestra “Como a comunicação impacta na violência e desigualdade de gênero” com Isabela Garcia devem comparecer ao Auditório do Bloco D, da Universidade de Sorocaba, em dois horários: pela manhã às 08h; e à noite às 19h30. A atividade é gratuita e o evento é aberto a todo o público.

Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto: Caroline Queiróz Tomaz