Jornalismojornalismo onlineNotíciasUniso

Dia Mundial da Voz: Curso de Fonoaudiologia promove exposição e chama a atenção sobre a importância do autocuidado

A ação foi realizada  pelos estudantes do curso de Fonoaudiologia para chamar atenção dentro da Universidade  sobre os cuidados com a voz

Kauã Rocha – Agência Focs (Jornalismo Uniso)

O Dia Mundial da Voz (16/04) é celebrado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, em parceria com o sistema de conselhos de fonoaudiologia, com a promoção da Campanha Amigos da Voz. Em comemoração à data, nos dias 17 e 18, a Universidade de Sorocaba sediou uma exposição para marcar a passagem da semana da voz.

Em parceria com os alunos dos cursos de Música e Teatro, os estudantes do curso de Fonoaudiologia da Uniso se reuniram para organizar uma amostra de conteúdos, informações e orientações voltadas à conscientização das pessoas sobre o cuidado com a voz. Entre as atividades, foram realizadas apresentações de música ao vivo o que agradou quem passava pelo local, lembrando que os cantores são profissionais da voz e precisam de técnicas para usar melhor este recurso e preservar a saúde da voz.

A exposição aconteceu durante o intervalo no período matutino e noturno, com entrega de folders de cuidados com a saúde vocal e distribuição de maçãs, pois a fruta comprovadamente favorece os cuidados com.as cordas vocais. Os estudantes que passavam pelo local puderam parar para conversar um pouco com os profissionais de fonoaudiologia e participar de atividades interativas.

O curso também está promovendo um projeto de extensão chamado oficina da voz, organizado pela Prof. Dra. Iara Lorca Narece, todas as quintas-feiras, quando os alunos podem colocar em prática os conhecimentos da área, atendendo pessoas inscritas interessadas em receber orientações.

A exposição aconteceu durante o intervalo do período matutino e noturno (Foto: Kauã Rocha)

Conscientização

Tendo em vista que a voz é algo essencial para a comunicação, mantê-la saudável melhora as relações interpessoais, assim como a sua atuação como profissional no mercado de trabalho, principalmente quando nos referimos a determinadas profissões, como comunicador, professor, cantor, palestrante, entre outras.

Para informações sobre vagas de atendimento gratuito em fonoaudiologia oferecidas pela universidade, os interessados podem entrar em contato através do número (15) 99839-2119. O atendimento é oferecido para todas as idades, pessoas com qualquer tipo e grau de perda auditiva e usuários de aparelho auditivo ou implante coclear.