EventoJornalismoProjeto IntegradorUniso

Curso de Design une Projeto Integrador  e Open Design pela primeira vez

Após três dias de atividade, o Open Design 2023 foi encerrado durante a Mostra de Projetos Integradores com apresentações à comunidade acadêmica e visitantes

Por Pedro Camargo (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

Laboratório de Inovação e Design sediou os projetos integradores dos alunos de design e o último dia da 17° edição do maior evento do curso no campus da Cidade Universitária (Foto: Pedro Camargo)

No último sábado (03), alunos do curso de Design da Universidade de Sorocaba (Uniso) apresentaram projetos em um dia único, bastante ensolarado e tomado por águas-vivas de tons vibrantes. O Laboratório de Inovação e Design (LID), na Cidade Universitária, sediou a apresentação final de 15 Projetos Integradores e contou, também, com o encerramento a edição anual do Open Design, além de outras atrações para o público como oficina de arte com técnica de serigrafia, barracas de artesanato e muita música ao vivo.

As águas-vivas são, na verdade, monumentos artísticos em tons vibrantes de azul, rosa e roxo, que fizeram parte da identidade visual da 17ª edição do maior evento do curso de Design da Uniso. “O conceito foi pensado pelos próprios alunos do terceiro semestre do curso. A água-viva significa renovação e fluidez, que se encaixa totalmente na proposta do design, ao fluir entre diversas áreas e promover novas ideias para o mercado”, relata Rafael Sampei, professor do curso e orientador de ambos projetos.

Os projetos desenvolvidos pelos alunos calouros foram voltados a artesãos e tiveram impactos positivos junto aos comerciantes. O coordenador do curso de Design, Breno Barelli Pensa, orientou os estudantes a entender as dificuldades enfrentadas pelos feirantes de artesanato da famosa feira de Muares – originária da vinda dos tropeiros à região, por volta de 1700. Hoje, quem cuida da feira é a Associação Sorocabana de Artesanato (ASA).

Feirantes José Inácio dos Santos e Maria Cléria Assis dos Santos em frente a sua barraca de artesanatos (Foto: Pedro Camargo)

José Inácio dos Santos e Maria Cléria Assis dos Santos, por exemplo, estão com a barraca de artesanatos pelas praças sorocabanas há pouco mais de oito anos, mas trabalham com isso desde 1988, em Embu das Artes. “Para nós foi ótimo ter esse apoio. Ajudou muito a nos atualizar e lidar com as modernidades. Eles fizeram um ótimo trabalho para gente”, relata José. Os artesãos, que produzem e comercializam garrafas personalizadas, tinham dificuldade em estabelecer a presença virtual da marca nas redes sociais, não tinham cartão de visitas e muito menos contavam com identidade visual. Mas isso foi solucionado pelos integrantes de um dos grupos.

“Ao entender a dor do cliente, os alunos puderam produzir soluções visuais para os artesãos. O processo de escolha de como e com quem iriam lidar foi bastante orgânico, o que contribuiu para o aprimoramento das habilidades dos alunos colocando os conhecimentos em prática”, ressalta Breno, coordenador do curso de Design.

Magic Garage and Rainy Cakes e Bruno Rk se apresentando no LID (Foto: Pedro Camargo)

O público que esteve no LID para saber sobre os projetos e apreciar (ou comprar) os artesanatos, pode contar com música ao vivo durante o evento, apresentada pela banda Magic Garage and Rainy Cakes e a banda solo Bruno Rk. Além disso, também havia uma oficina de arte em serigrafia, em que todos presentes tiveram a oportunidade de fazer, com as próprias mãos, impressos do símbolo do Open Design, uma linda água-viva na cor branca.

Giulia Vasconcelos Pires apresentando e orientando o público na oficina de serigrafia (Foto: Pedro Camargo)