jornalismo digitalNotíciasUniso

Game Lab abre inscrições para atletas de Valorant e League of Legends

Por Rafael Filho (Agência Focs / Jornalismo Uniso) – Edição: Assessoria de Comunicação da Uniso

Nesta segunda-feira (28/8), teve início o período de inscrições para futuros atletas de Valorant e League of Legends, times universitários do Game Lab, o Laboratório de Jogos Digitais da Uniso. Os interessados devem se inscrever acessando o formulário disponível.


O processo seletivo é realizado pelo Núcleo do e-Sports, comandado pelo professor Caio Guilherme, contando com duas equipes: um time masculino de Valorant e um time misto de League of Legends (LOL). “Como estamos ainda no começo do Núcleo, temos nos dedicado mais em organizar esses times, mas gostaríamos de futuramente poder participar do cenário de e-Sports com equipes em outros jogos e gêneros, como jogos de luta, por exemplo. ”

Professor Caio Guilherme comanda o Núcleo de E-sports (Foto: Rafael Filho)

A professora Thífani Postali, Coordenadora do curso de Jogos Digitais, destaca que a ideia não é ganhar dinheiro e nem competir profissionalmente. “Até porque a nossa intenção é que gire bastante, para que muitos alunos tenham essa oportunidade de se sentir próximo do que é um time profissional. ”


Sobre a seleção de novos integrantes para os times, o tempo que o aluno ainda tem de curso é um diferencial, pois a atividade necessita de um longo período de permanência. “Todos os alunos podem participar, mas é preferível aqueles que consigam ficar um tempo maior ali com a gente, porque é um treino. Eles treinam semanalmente para disputar campeonatos. Especialmente campeonatos universitários” explica.


Ela complementa dizendo que o perfil do aluno depende muito de cada jogo, mas o bom relacionamento é requerido. “No processo seletivo conversamos sobre o básico do jogo e informações importantes para os treinos, como disponibilidade e trabalho em equipe”, conta Caio.
Mesmo que no momento da inscrição não existam vagas em aberto, o cadastro do aluno é mantido. “Conforme for surgindo vaga, a gente chama e verifica se a pessoa ainda tem interesse. A seleção é contínua”, explica Thífani. Como os alunos podem participar? Segundo Caio, as inscrições acontecem no início dos semestres e elas podem ser feitas a partir das redes sociais do curso de Jogos Digitais e do Núcleo de e-Sports.


Segundo Thífani, os times de e-Sports podem servir também como ferramenta de parceria e interação entre cursos, já que um aluno de Fisioterapia, por exemplo, pode fazer estágio como integrante da equipe, assim como estudantes de Comunicação, Psicologia e outros, conforme relata.


Thífani confidencia também que o primeiro time de LOL (League of Legends) que o curso teve se destacou no cenário universitário nacional e que muitos dos alunos da época hoje estão jogando em times profissionais. Apesar de ter ficado fechado por um longo período de tempo devido à pandemia de Covid-19, segundo a professora, o Game Lab possui um histórico de sucesso, tendo, por exemplo, alunos de Comunicação que fizeram estágio de maneira voluntária, atuando no mercado. “A Ingrid Peixoto estagiou com a gente e hoje está na área de games do SBT”, conta.


Para a Coordenadora, a expansão dos games tem quebrado barreiras na questão do machismo, que é algo muito discutido nas redes e em outros lugares atualmente. “Eu gostaria de frisar que um dos motivos de eu assumir a coordenação do curso de Jogos Digitais foi o fato de eu ser mulher. Porque eu achei que isso era uma atitude importante para área”, declara Thífani. Ela complementa dizendo que foi contratada uma mulher para a vaga de estagiária que estava aberta, justamente para que as meninas se sintam mais à vontade no Game Lab. “Nós ouvimos muito que as meninas têm um receio de entrar naquele ambiente que é um tanto quanto masculino”, ressalta Thífani.

Conheça o Gamelab

Thífani Postali: O Game Lab tem a fama de um espaço que parece com o de uma lan house, mas o nosso foco é o desenvolvimento (Foto: Rafael Filho)

Caio reforça a importância de se olhar para o Game Lab não somente como um local para jogos, mas também como um espaço para desenvolvimento de âmbito acadêmico. “O Game Lab está sempre aberto para que todos possam jogar, mas talvez seja legal o pessoal saber que todos os jogos que desenvolvemos no curso e em eventos ficam disponíveis para a comunidade poder experimentar. Além disso, às vezes os alunos fazem lives de diversos jogos, principalmente os e-Sports”, reitera o professor.


Criado em 2019, o Laboratório de Jogos Digitais – Game Lab é utilizado pelos alunos durante todo o curso, desde o primeiro semestre. De acordo com Thífani, em disciplinas como a de Projeto Integrador, por exemplo, são desenvolvidos protótipos de jogos; os alunos usam laboratório não só para desenvolver, mas também para deixar os jogos disponíveis para qualquer pessoa testar. “O Game Lab é o lugar do playtest. Todo semestre os protótipos de games são apresentados e ficam disponíveis lá. Então qualquer pessoa chega a falar assim: ‘eu quero ver os jogos que foram desenvolvidos pelo pessoal do curso de Jogos Digitais’”, explica Thífani. Ela detalha também que estão disponíveis jogos de diversas épocas do curso e que em eventos como o Projeto Integrador, “os alunos vão para o Game Lab e explicam o passo a passo de como eles criaram, por que que eles criaram, e etc. ”

Laboratório aberto aos estudantes

Segundo Thífani, o Laboratório é utilizado também para workshops, oficinas e streamings de jogos de alunos de diversos cursos. “Ele é aberto à comunidade da Universidade. Quando o Laboratório não está reservado para outras atividades, qualquer aluno ou funcionário pode chegar lá e jogar por uma hora. Se não tem atividade acadêmica e a porta estiver aberta, pode entrar”, pondera.


A Coordenadora explica que, apesar de aberto à comunidade acadêmica, o Game Lab possui um regulamento que visa deixar claro que o ambiente é para fins acadêmicos e não diversão. “Tem muitos alunos que ficam encantados, mas existe um limite. Cada aluno pode jogar por uma hora. Conforme for, se não tiver fila, ele pode estender por no máximo mais uma hora”, ela detalha. Thífani reforça também que não existe agendamento de horário para jogar, sendo algo exclusivo para professores, coordenadores, Reitoria e funcionários, já que o foco principal são as atividades acadêmicas.

Game Lab fica no térreo do Bloco F (Foto: Rafael Filho)

Serviço
O Game Lab fica no térreo do Bloco F, na Cidade Universitária
Horário: 7h40 às 22h40
*Aberto aos alunos de todos os cursos nos momentos em que não há agendamentos acadêmicos

Contato pelas redes sociais: @jogosdigitaisuniso e @unisoesports
Informações também pela página: https://www.flowcode.com/page/jogosdigitaisuniso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *