jornalismo digitalNotíciasUniso

A ROTINA DOS “TIOS DE VAN” NA UNISO

Motoristas ficam por mais de quatro horas no campus universitário

Por Ana Carolina Cirullo (Agência Focs Jornalismo Uniso)

Aproximadamente 70 vans passam pela Uniso por período (Foto: Ana Carolina Cirullo)

Alunos, professores e funcionários. Esses são os principais frequentadores do campus que geralmente nos vêm à mente quando pensamos na vida cotidiana da universidade. No entanto, há outro grupo de pessoas que está presente todos os dias na Cidade Universitária. Eles são os responsáveis pelo transporte de diversos estudantes, especialmente daqueles que não moram na cidade de Sorocaba.

Alguns “tios de van”, como são carinhosamente chamados, ficam pelo menos quatro horas por dia dentro da Uniso, aguardando seus alunos desde o horário de início das aulas até o de suas saídas. Basta passar pelo estacionamento do bloco D que é possível ver uma quantidade de vans estacionadas, durante a manhã ou à noite.

E O QUE ELES FAZEM NESSE TEMPO?

Para sanar essa curiosidade, o motorista Mário Sérgio revelou algumas atividades que ele e seus colegas realizam durante a manhã.

Mário trabalha há 10 anos com transporte universitário e vem de segunda à sexta-feira da cidade de Boituva. Seu turno começa às 5h30, quando busca o primeiro aluno em sua cidade. “De lá, eu saio umas 6h25, 6h30. Aqui chego umas 7h, e aí a gente costuma dormir quando chega de manhã ou quando chega à noite. Já coloco o travesseiro, trago a coberta e já deito e durmo aqui na van quando está muito frio”, diz o motorista.

Sob a sombra de uma árvore, Sérgio e mais três colegas também comentam sobre as instalações da universidade que utilizam, uma vez que é disponibilizada para toda a comunidade. “Eles têm uma estrutura muito boa aqui. As outras [faculdades] não deixam nem parar. Aqui tem lá as lanchonetes, colocaram agora uns micro-ondas, banheiro, bebedouro e academia que a gente pode usar”, acrescenta.

No entanto, o único pedido específico que fizeram à Uniso foi por um banco onde pudessem se sentar, conversar e desfrutar do café da manhã que compartilham e trazem diariamente. Em 2023, o pedido foi atendido.

TRADIÇÃO

Além de Mário Sérgio que trabalha há tantos anos com transportes, tem outros motoristas mais novos que frequentam o estacionamento da Cidade Universitária. Como é o caso de Bruno Souza, que herdou dos pais a profissão. O motorista é de Cerquilho e faz parte do grupo de três motoristas da cidade que vêm todo dia a Sorocaba. São mais de 50 alunos que pagam por esse trajeto até a Uniso. “Eu tinha uma van, mas vendi quando chegou a pandemia. Voltei a trabalhar agora nesse ano, mas meus pais sempre estiveram aqui”, comenta o jovem.

A tradição dos pais fortalece a amizade com os “tios de van” veteranos. Eles compartilham desde a “resenha” na hora do café até orientações de manutenção mecânica dos veículos.

E POR QUE ESPERAR OS ALUNOS NO ESTACIONAMENTO?

Essa resposta é simples. Bruno explica que a opção de ficarem durante quatro horas no campus é unicamente por uma razão financeira. Uma vez que ele e vários desses outros motoristas vêm de cidades vizinhas na região metropolitana de Sorocaba, não compensa financeiramente gastar o dobro de combustível e pedágio para fazer viagens de ida e volta. Sendo assim, a rotina desses motoristas se mantém dessa forma, fortalecendo amizades, mas, principalmente, economizando dinheiro.