JornalismoNotíciasUniso

Alunos de Jornalismo experimentam a prática profissional em Projeto Integrador

Na edição de dezembro do Projeto Integrador da Uniso, os alunos do curso de jornalismo apresentaram jornal audiovisual ao vivo e expuseram trabalhos produzidos durante o segundo semestre de 2023

Por Laura Machado e Yuri Freitas (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

(Foto: Laura Machado e Yuri Freitas)

Os alunos do curso de jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso) superaram desafios e experimentaram a prática da carreira profissional no Projeto Integrador, evento realizado na Cidade Universitária Professor Aldo Vannucchi, no sábado, 2 de dezembro. Quem passava pelo bloco B do campus, observava os alunos em ação, fosse expondo suas pesquisas, fosse apresentando um jornal ao vivo.

Os estudantes do 2° módulo receberam a proposta de produzir um artigo para a disciplina Pesquisa em Jornalismo. Os alunos da noite expuseram seus trabalhos na sala de aula do estúdio de TV, enquanto os alunos da manhã levaram suas apresentações para a área externa do bloco B, realizando dinâmicas e entregando brindes. Alguns dos temas discutidos nos artigos foram: a validação dos jornalistas de e-sports, o impacto dos influenciadores que substituem jornalistas, a violência nos estádios de futebol e a transparência da Lei Rouanet. A turma da manhã foi orientada pela professora Evenize Batista e a turma da noite pelo professor Fernando Negrão.

Os alunos do 4° módulo, por sua vez, realizaram produções audiovisuais sob orientação do professor Fernando Negrão. Para desenvolver o trabalho, os alunos aprenderam a produzir e editar imagens, além de a elaborar um roteiro.

(Foto: Laura Machado e Yuri Freitas)

Um dos destaques dessa edição do Projeto Integrador do curso de jornalismo foi o trabalho da turma do 1° módulo que produziu e apresentou um jornal. De acordo com os orientadores das turmas da noite e da manhã, respectivamente, Beatriz Negrão e Luiz Rodrigues, a ideia foi proposta pelos próprios estudantes. Enquanto a turma da noite apresentou um jornal gravado, a turma da manhã realizou a transmissão ao vivo direto do estúdio de TV.

As alunas Fernanda e Eduarda do 1° módulo da manhã ficaram com a função de âncoras do Jornal Integrador, experimentando as emoções dos bastidores de uma produção ao vivo. O jornal ainda contava com correspondentes nas áreas externas da universidade, que participavam da transmissão com a ajuda dos funcionários do LabCom.

Os alunos experimentaram a prática da profissão, seja superando as adversidades do ao vivo, seja conectando um tema socialmente pertinente ao jornalismo.