JornalismoNotíciasRetrospectiva FocsUniso

Conectando Saberes: Simpósio Multidisciplinar aprofunda debates criando convergência entre diferentes cursos

Retrospectiva Focs 2023

As palestras foram distribuídas nos eixos temáticos de saúde, educação, comunicação e tecnologia, proporcionando uma abordagem abrangente e especializada em cada uma dessas áreas fundamentais

Por Lucas Silva (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

(Foto: Lucas Silva)

Durante os dias 13 e 14 de novembro, a Universidade de Sorocaba (Uniso) desempenhou um papel fundamental ao promover um enriquecedor simpósio multidisciplinar. Este evento teve como propósito integrar diversas áreas de conhecimento, visando não apenas aprofundar o debate, mas também ampliar a compreensão acerca de temas importantes em nossa sociedade, cultura e estilo de vida. As palestras, que constituíram momentos valiosos de aprendizado, foram realizadas nos períodos da manhã e da noite, ocorrendo no auditório do bloco F, situado na Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi”. A participação ativa de renomados professores de doze cursos da Uniso, contribuiu para a abrangência e qualidade do evento, os quais foram distribuídos nos quatro eixos temáticos de Saúde, Educação, Comunicação e Tecnologia.

No primeiro dia de evento, as discussões foram centradas nos temas cruciais de saúde e educação. Na parte da manhã, professores dos cursos de fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia reuniram-se para um profundo debate que abrangeu uma variedade de perspectivas sobre a Disfunção Temporomandibular (DTM). Nesse contexto, foram explorados e analisados diversos aspectos relacionados à DTM, proporcionando uma imersão detalhada e abrangente no entendimento dessa condição complexa.

(Foto: Lucas Silva)

Já no período da noite, as discussões tomaram um novo rumo, centrando-se no tema da educação, com especial ênfase na inclusão como o ponto central das questões em debate. Renomados professores dos cursos de psicologia, pedagogia e educação física reuniram-se para uma análise aprofundada de temas cruciais, destacando a equidade no ambiente educacional, a integração de alunos com deficiências, a aceitação de diferenças individuais e a promoção da acessibilidade na universidade. O debate gerou uma gama abrangente de tópicos, proporcionando uma exploração detalhada e reflexiva sobre as práticas inclusivas e os desafios associados à construção de um ambiente educacional verdadeiramente acessível e acolhedor. Essa sessão noturna do simpósio proporcionou uma grande troca de ideias e insights valiosos, contribuindo assim para o aprimoramento contínuo das abordagens inclusivas na educação.

No segundo dia de simpósio, a amplitude e diversidade dos temas discutidos foram significativamente expandidas. Durante a manhã, o eixo tecnologia emergiu como uma área focal de reflexão, com ênfase no tema “tecnologias assistivas e práticas integrativas em saúde”. Este debate de relevância fundamental foi conduzido por professores dos cursos de biomedicina, enfermagem, terapia ocupacional e fonoaudiologia. A discussão abrangeu uma gama de tópicos, incluindo a exploração de tipos e categorias de tecnologias assistivas, abordando a perspectiva do usuário. Os debatedores dedicaram especial atenção às maneiras de ampliar, melhorar e manter as capacidades funcionais de indivíduos com deficiências e transtornos de aprendizagem, além de examinar as mais recentes tecnologias e ferramentas de apoio disponíveis, como aplicativos, alguns aplicativos de organização e comportamento que auxiliam o usuário. Este enfoque mais detalhado contribuiu para uma análise mais profunda e abrangente no contexto da saúde e bem-estar.

(Foto: Lucas Silva)

Na parte noturna, marcando o encerramento das atividades do evento, foram apresentadas as últimas palestras que se destacaram pela sinergia entre os eixos de comunicação e educação. Estas apresentações foram conduzidas pelos professores dos cursos de jornalismo, design, relações públicas e fonoaudiologia. Os tópicos abordados nesta sessão englobaram discussões sobre identidade digital e inteligência artificial, abordando suas implicações e impactos nos campos da comunicação e tecnologia, destacando a influência e os desafios associados à era digital contemporânea. Além disso, temas como inclusão foram meticulosamente explorados, lançando luz sobre estratégias e práticas inclusivas no contexto da comunicação e educação.

O término do simpósio ocorreu de maneira especial com a cerimônia de entrega do certificado ao melhor trabalho apresentado. Esse reconhecimento distinto foi conferido às alunas do curso de fonoaudiologia, cuja pesquisa intitulada “Relato de Experiência – Impacto de Campanha em Saúde Auditiva para Trabalhadores” demonstrou notável excelência e relevância. O encerramento do evento foi marcado pela participação dos alunos de fonoaudiologia, que realizaram uma apresentação emocionante em língua brasileira de sinais (Libras) da música “O Sol”, da renomada banda Jota Quest. Essa iniciativa não apenas evidenciou a dedicação e talento dos estudantes, mas também ressaltou a importância da inclusão e da acessibilidade no âmbito da educacional, proporcionando um encerramento memorável e inclusivo para o simpósio.