ComunicaçãoEducaçãoJornalismo

“A gota de água que descongelou lá na Groenlândia vem bater aqui em Santos”, afirmou Ernesto Paglia, durante palestra em Sorocaba

O jornalista alertou sobre os perigos que as tendências climáticas atuais têm sobre o futuro, durante o bate-papo

Por Victor Matheus (Agência Focs – Jornalismo Uniso)*

Na noite da última terça-feira (23), o jornalista com mais de 40 anos de atuação na Rede Globo, Ernesto Paglia, comandou um bate-papo sobre “Crise climática: repensando o futuro”, no Sesi Sorocaba.

Com mais de 60 países visitados e diversas coberturas da Copa do Mundo, a experiência que escolheu trazer para a conversa foi a que considera uma das mais marcantes da trajetória: as três visitas ao Ártico, que renderam a série documental “3x Ártico”, disponível no Globoplay.

Na palestra, Paglia destacou a preocupação de cientistas, em estudos que revelam o impacto mundial a partir da previsão de aumento de 1,5 metro no nível do mar, em decorrência do aquecimento global.

“10% da água doce do planeta está congelada na ilha e o aumento da temperatura para 3ºC, lá na Groenlândia, já causa o derretimento de geleiras, em que a água vai direto para o mar”, comenta o jornalista.

O alerta significa que diversas cidades litorâneas terão partes inundadas permanentemente, tornando cada vez mais comum a figura do “refugiado do clima”, em que as pessoas deverão buscar novos locais para morar.

Sobre a expedição

Ernesto Plagia relembrou sobre as visitas ao extremo norte do Ártico, ao lado do cinegrafista Marco Antônio Gonçalves, acompanhou os indígenas inuit e percebeu como as mudanças climáticas afetaram os povos daquela região.

Em 2023, os jornalistas avançaram com os caçadores pelo mar congelado, em busca de alimentos. Um dos nativos destacou que, agora, está apenas com um metro de camada de gelo e que na infância, quando caçava com o pai, eram cerca de dois metros de profundidade de puro gelo.

“Apenas 30 anos separam um evento do outro, considerando que os inuits tiveram 1.200 anos para se adaptarem com o habitat, esta nova mudança está acontecendo de maneira muito rápida”, reforça Paglia, durante o bate-papo.

Interação com o público durante palestra

“A próxima covid-19” pode surgir dos vírus oriundos do derretimento de geleiras?, foi a pergunta feita por um dos estudantes de Jornalismo da Uniso, que estava na plateia.

Plagia respondeu sobre a preocupação disso ocorrer, justamente por ainda não termos o conhecimento de quais microrganismos estão adormecidos enquanto congelados.

• “Agindo como zumbi do passado que, de repente, vem à tona e pode perfeitamente trazer novas ameaças para a gente…”

Em outra pergunta, feita por Amanda Monteiro, jornalista do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região, abordando se ainda dá tempo de falar em crise climática para a classe trabalhadora, Ernesto Plagia trouxe uma nova perspectiva para o assunto.

“Pelo menos 70% de todos os trabalhadores do planeta têm a saúde afetada pelas mudanças climáticas, aponta o relatório divulgado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho)”, afirmou Plagia.

• “O planeta vai continuar existindo, agora, se mudar demais o ambiente no qual vivemos, nossa sobrevivência pode se tornar inviável no planeta”, afirma.

“Eu sei, é uma mensagem mais complicada de passar para quem está preocupado com o boleto no fim do mês, mas é preciso trazer e essa é outra função do sindicato… ensinar”, completa.

No tópico do ensino, Ernesto reforça a importância da educação para a população brasileira ajudar que a ciência ganhe tempo. “Agora é tudo muito rápido”.

Além disso, ele falou sobre a importância da comunicação, a fim de “tentar diminuir um pouquinho nosso impacto sobre o planeta para ver se a velocidade das mudanças reduz e, com isso, a gente ganhe tempo para os cientistas conseguirem encontrar maneiras de aliviar as consequências”.

Alunos de Jornalismo da Uniso prestigiaram o evento

Cerca de 20 focas da Universidade de Sorocaba, ao lado da coordenadora do curso, Evenize Batista, puderam prestigiar e aprender com o evento, além da oportunidade de entregar em mãos uma edição da revista Uniso Ciência para o Ernesto Plagia.

A palestra feita no teatro do Sesi Sorocaba foi uma iniciativa chamada de InteligênciaPontoCom, promovendo debates descontraídos entre o convidado e o público. O bate-papo completo com Ernesto Plagia está gravado e pode ser encontrado no canal do YouTube Sesi São Paulo.

*Com colaboração de Beatriz Jarins.