Espetáculo ‘Eis a Questão!’ estreia nesta sexta-feira (13); atores da peça fizeram uma prévia na Uniso
A apresentação ficará em cartaz no Teatro do Centro Cultural do SESI Sorocaba, entre os dias 13 e 22 de setembro, com entrada gratuita.
Por Kauã Bueno (Agência Focs – Jornalismo Uniso)
Membros do grupo de Encenação do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) estiveram presentes na manhã de segunda-feira (9), na Biblioteca Aluísio de Almeida, no campus da Universidade de Sorocaba (Uniso), para divulgar a nova peça autoral.
O grupo encenou uma das passagens da obra em homenagem a William Shakespeare, para a turma do segundo semestre de Jornalismo da Uniso e esclareceu algumas dúvidas sobre a apresentação.
‘Eis a Questão!’ narra a história de um grupo de atores e atrizes que se encontram em um processo seletivo para uma nova produção de uma peça de William Shakespeare.
Ainda em cena, durante as audições, os atores revelam suas histórias, vulnerabilidades e sonhos, oferecendo ao público uma visão íntima dos desafios e alegrias da vida teatral.
Contexto das cenas
O espetáculo irá abranger seis obras de Shakespeare, sendo elas: Romeu e Julieta, Megera Domada, Tempestade, Macbeth, Ricardo III e Hamlet.
Giulia Freitas, atriz que dará vida à personagem Laura Nobrega na peça, relata como foi o processo de conexão com a sua personagem. “Participamos de todo o processo de criação dos personagens, cenários, figurinos e roteiros”
“Isso acabou sendo um pouco estranho porque estávamos acostumadas a pegar algo ‘pronto’ e atuar, então, acaba sendo mais difícil, porém nos ajudou a nos conectar melhor com a história e os personagens”, reforça.
Já Tatiana Spuzzilo irá interpretar a personagem Clara. “Eu criei a minha personagem inspirada em experiências próprias, então, o processo acaba sendo mais tranquilo, com mais dedicação e empatia pela personagem”.
Diversidade em obras lendárias
“A base da peça é Shakespeare, mas a intenção é abordar diversos temas como, intolerância religiosa, identidade de gênero, homofobia e machismo, apesar de alguns desses temas serem abordados com mais frequência atualmente, Shakespeare já falava sobre isso em suas obras”, explica Tatiana.
Tati Benites trará um personagem não-binário a obra. “Faz mais de 400 anos desde a morte de Shakespeare e estamos todo esse tempo falando das mesmas coisas, apenas adaptando a linguagem e a escrita para os tempos atuais, mas as críticas são as mesmas, o machismo, racismo, homofobia e intolerância religiosa ainda existem da mesma forma”.
“Pra mim, isso é muito pior porque, hoje em dia, temos consciência e mesmo assim é preciso abordar esses temas para mostrar que é errado agir dessa forma. A homofobia e o machismo não são nenhuma surpresa para nós”, pontua Tati.
O elenco conta com 16 membros, entre atores e atrizes contracenando juntos. Amanda França, atriz da personagem Isabella Novaes, ressalta sobre a representatividade. “Isso é muito legal, porque antigamente as mulheres não podiam atuar e hoje quase todo o elenco é composto por corpos femininos, é uma conquista, uma resistência”.
SERVIÇO
Local: Teatro do Centro Cultural SESI Sorocaba | Rua Gustavo Teixeira, 369 – Vila Independência
Data: de 13 a 22 de setembro
Horário: quinta-feira a sábado, às 20h e domingo, às 18h
Classificação: 14 anos
Duração: 75 min.
Informações: Ligue (15) 3388-0419 / 3388-0420 / 3388-0428 / 3388-0450
Entrada gratuita – Reservas do ingresso no site do SESI Sorocaba
O ingresso tem validade até 10 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo.
Outras apresentações:
12/10, às 20h – Teatro Municipal de Votorantim
13/10, às 18h – Centro Cultural de Piedade
26/10 – SESI Tatuí
27/10, às 10h – SESI Itu