jornalismo onlineSorocabaUniso

Alunos de Jornalismo realizam cobertura das eleições municipais 2024 em parceria com três veículos de comunicação

Curso de Jornalismo, Labcom e Agência Focs representaram a Uniso na cobertura das eleições em parceria com Jovem Pan Sorocaba, Band FM e Portal Porque 

Por Beatriz Jarins (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

Mais de 8 horas seguidas de conteúdo, olhos atentos ao redor, agilidade nas informações, checagem apurada dos fatos e elogios sinceros, após finalizar o dia, resumem um pouco do que foi a cobertura das eleições municipais para os alunos de Jornalismo da Uniso.

Mesmo já sendo tradição para o curso, este ano surpreendeu até mesmo aqueles que já conhecem a rotina. Mara Rovida, professora de Comunicação e coordenadora do Focas na Rede, ressaltou a importância desse momento vivenciado pelos estudantes.

“Nos meus oito anos de Uniso, foi a primeira vez que fechamos três parcerias ao mesmo tempo, com presença dos alunos durante o dia todo. Acho que isso é, em grande parte, resultado da maneira como a coordenação atual tem atuado: juntando forças nos vários espaços que dialogam com o curso”, afirma.

Dois alunos de Jor da Uniso e a coordenadora do curso, Evenize Batista, deram apoio a equipe da rádio Band FM, enquanto a programação ocorria ao vivo – Foto: Murilo Leite, aluno do 2˚ semestre de PP

Participação engajada dos alunos

Cerca de 20 alunos, de diferentes semestres, participaram da cobertura em parceria com a rádio Jovem Pan Sorocaba, além do apoio ao Portal Porque e Band FM. A oportunidade motivou os focas que se empenharam e obtiveram bons resultados em suas produções. 

As demandas foram acompanhadas pelos professores da casa e profissionais da área, além do suporte de funcionários da LabCom, o Laboratório de Comunicação da Uniso, com as demandas que precisavam de ajustes técnicos, como vídeos e boletins sonoros veiculados pela rádio Jovem Pan ao longo do domingo de eleição.

Experiência desenvolvida na prática 

Alguns dos focas estavam cobrindo as eleições pela primeira vez, como o caso do Kauã Bueno, estudante do 2º semestre. “A princípio, me senti um pouco perdido por estar cobrindo as eleições pela primeira vez, mas após a reunião de pauta, tudo ficou mais tranquilo”. A reunião de pauta foi realizada na véspera do dia de votação e foi nesse momento que as professoras Mara e Evenize Batista deram um direcionamento para os trabalhos e orientaram os alunos sobre o que fazer na cobertura.

O calouro passou por três escolas diferentes e sentiu na pele a vivência do fazer jornalístico, quando nem sempre é recebido da maneira como gostaria. “Enfrentei algumas dificuldades em um dos pontos de votação, pois a coordenadora responsável pela escola negou as entrevistas e proibiu a minha presença no local, mas consegui coletar algumas filmagens e conteúdos em outra escola”, conta Kauã.

Já João Torres, estudante do sexto semestre, cobriu as eleições pela segunda vez. “Todos os ensinamentos que adquiri ao longo dos anos da graduação e do meu estágio pude colocar em prática dessa vez e percebi uma grande evolução, comparado com a cobertura das eleições de 2022”.

“Fui em seis escolas da zona oeste de Sorocaba e repassei, à redação do Portal Porque, como estavam os locais de votação. Consegui ter contato com diferentes eleitores, em diferentes regiões e aprendi a como me programar melhor para uma próxima cobertura”, descreve Torres.

Mateus Machado, estudante do  sexto semestre, aproveitou cada segundo da cobertura, fazendo boletins e checagens para a Jovem Pan. “Poder ajudar e contribuir para a democracia, é muito importante para cada um de nós, principalmente nós jornalistas que estamos por trás de tudo, acompanhando, apurando e publicando o nosso trabalho para informar e atualizar o público”.

Mateus Machado colaborou com a checagem de notícias publicadas no Portal Ipa Online – Foto: Reprodução

“Foi uma experiência única e impagável e espero que venham mais daqui pra frente!”, ressalta Mateus.

Lauren Moreira, estudante do quarto semestre de Jornalismo, participou da cobertura das eleições municipais pela Band FM de Sorocaba. “Foi uma experiência incrível que me proporcionou muitos ensinamentos e uma visão mais ampla do jornalismo em ação”. 

“Tive a oportunidade de acompanhar de perto o processo eleitoral e entender como funciona a dinâmica da cobertura ao vivo. Cada momento foi enriquecedor e me deixou ainda mais motivada a seguir nessa carreira”, destaca Lauren. 

Reconhecimento pelo trabalho

A coordenadora de Jornalismo da Jovem Pan Sorocaba, Alana Damasceno, agradeceu pela participação ativa dos alunos e professores. “Sem vocês, não seria tão especial quanto foi hoje”.

Adriano Castor, jornalista e apresentador do Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, também agradeceu a parceria. “Vocês foram fenomenais! Conteúdo de muita qualidade, boletins muito bons, assuntos extremamente interessantes para colocar no ar, em uma cobertura de eleição. Os alunos são o reflexo do que eles aprendem em sala de aula”.

Durante a live ao vivo, os jornalistas Wilma Antunes e Fábio Jammal elogiaram a participação dos alunos, tanto na cobertura eleitoral, quanto no debate entre os candidatos à Prefeitura, realizado pelo Portal Porque, que contou com a parceria do curso de Jornalismo da Uniso.

No Portal Porque, a profa. Mara Rovida recebeu o convite de falar ao vivo sobre a oportunidade dos alunos em participar da cobertura – Foto: Reprodução

Evenize Batista, coordenadora do curso de Jornalismo e do LabCom, agradeceu as oportunidades durante a programação ao vivo na Band FM, enquanto participava como comentarista.

 “Nosso curso de Jornalismo fez uma cobertura de ‘gente grande’, nós atendemos três veículos de comunicação. É isso que a gente precisa, dar oportunidade para eles em estágios e em atividades voluntárias assim, que coloquem eles no mercado, aprendendo na prática, com gente que faz jornalismo de verdade”, destacou Evenize.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *