Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

Rota Atípica: Podcast Produzido no Labcom- Uniso Aborda o TEA

Por Gabriela Vasconcelos (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Capa do Podcast Rota Atípica – Foto: Divulgação

Produzido nos Laboratórios de Comunicação (Labcom) da Universidade de Sorocaba (Uniso), o Rota Atípica é um podcast do curso de Jornalismo que informa sobre diagnóstico, direitos e serviços voltados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O programa também salienta sobre como essas pessoas estão se inserindo, cada vez mais, no mercado de trabalho e em atividades sociais.

Nos últimos anos, o diagnóstico de TEA se tornou mais preciso e acessível, o que fez com que houvesse um aumento em relação à necessidade de informação sobre o tema. O Jornalismo se tornou um meio indispensável para a conscientização sobre TEA, trazendo, de maneira cuidadosa e responsável, pautas para discussão.

Colaborador do Labcom e jornalista formado pela Uniso, João Aoki (32), é uma pessoa com TEA. Orientado pela coordenadora/professora do curso de Jornalismo, Evenize Batista, João é uma das mentes por trás da criação do Rota Atípica. “A Evenize viu que eu tava passando por um momento difícil, e ela veio conversar comigo sugerindo a criação desse projeto. Entramos em um acordo, e eu comecei a bolar perguntas e convidar pessoas pra participar.” Foi assim que o projeto saiu do papel, comenta João. O conteúdo do podcast é abordado através de entrevistas com especialistas e pessoas com TEA. Cada episódio traz um convidado para compartilhar experiências e vivências que possam ajudar os ouvintes a obterem um panorama geral sobre a questão.

Colaborador do Labcom e jornalista, João Aoki – Foto: Ofelia Vian

Para João, o podcast representa tanto uma realização pessoal quanto profissional, que mostra como o cenário social está se modificando. Trabalhar com o podcast está sendo uma experiência incrível. “Está sendo gratificante ver o mundo mudar em relação a isso. Se você olha, de pouco em pouco, a inclusão está sendo colocada em prática”, acrescenta.

Gravação realizada no Labcom – Foto: Gustavo Cassilo

Outra colaboradora do podcast é a estudante do sétimo período de Jornalismo, Milena Rodrigues (21), que tem um irmão mais novo com TEA, e se propôs a cooperar com o planejamento. “Tem muita gente querendo ser ouvida, têm muitas situações que precisam ser vistas e não recebem tanta atenção assim. É muito importante prestarmos atenção em coisas que parecem ser invisíveis, mas não são; porque quem convive com pessoas que vivenciam algum transtorno mental, vivem aquilo de maneira muito forte. Muitas pessoas não se informam, não sabem o que podem fazer pra ajudar. O Jornalismo acaba contribuindo pra isso”, conclui.

Psiquiatra Matheus Marcello, João Aoki e Milena Rodrigues – Foto: Arquivo pessoal

Disponível nas plataformas de streaming Spotify e YouTube, o podcast conta atualmente com dois episódios. O terceiro episódio será produzido a partir desta sexta-feira (21), e será finalizado ao longo do mês de março. A primeira temporada terá 4 episódios e, em abril, mês de conscientização sobre o autismo, serão lançados episódios extras.

Os episódios podem ser acessados pelos links:

Spotify: https://open.spotify.com/show/5vWp6vvM8Osi0fJZ50RAd1

YouTube: https://youtube.com/@rotaatipica?si=XcP9P19ZPEL3TG59

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *