Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

Egresso do curso de JOR, André Fasano, faz palestra para alunos do terceiro semestre

Egresso do curso de JOR, André Fasano, faz palestra para alunos do 3˚ semestre

Por: Sophia Ruivo (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

O jornalista André Fasano, 38, participou na noite da última terça-feira (18) de uma palestra com estudantes do terceiro semestre de jornalismo na aula de produção de rádio da professora Bianca Didoni, na cidade universitária Aldo Vannucci. Durante o encontro, Fasano compartilhou experiências de sua carreira e destacou a importância da coragem e da iniciativa na profissão.

Ao relembrar o início de sua trajetória e uma de suas primeiras coberturas esportivas no rádio, afirmou: “Não tem mais para onde eu ir, realizei meu sonho, estou realizado”. Ele enfatizou que o erro faz parte do aprendizado e que é fundamental ter disposição para se expor e aprimorar a prática jornalística. Também ressaltou a necessidade de tratar qualquer pauta com seriedade, seja uma matéria sobre o presidente ou um problema na infraestrutura da cidade.

Para Fasano, uma das principais funções do rádio é a prestação de serviço. “O rádio é imediatista, isso que é apaixonante nele”, afirmou. Ele ainda abordou a evolução da mídia radiofônica e o impacto da tecnologia, como os podcasts, no jornalismo atual.

Após sua fala, os estudantes puderam fazer perguntas sobre a rotina da profissão, cobertura esportiva e jornalismo factual, além de pedir dicas sobre como evitar perguntas polêmicas. Durante a palestra, Fasano reforçou a importância da confiança ao fazer questionamentos, improvisar e ser proativo.

Ao final do encontro, o jornalista e a professora Didoni conduziram uma dinâmica de entrevista factual. Os alunos tiveram dez minutos para coletar informações sobre um acidente fictício e preparar uma matéria improvisada, apresentando o resultado em um minuto. Os quatro melhores desempenhos foram premiados.

A estudante Gabriéla Bandeira, 19, vencedora da dinâmica, destacou a importância de conhecer profissionais atuantes na área. “Ter um minuto é desafiador, você vai juntando as palavras e as informações. O mais importante é não passar a informação errada”, afirmou.

Surpresa com sua colocação no pódio, Gabriéla revelou que acreditava que sua apresentação havia sido esquecida por ter sido a primeira a falar. Ela finalizou dizendo que espera participar de mais experiências como essa e acredita que o aprendizado beneficia não só os alunos, mas também os professores e convidados.

A iniciativa de trazer profissionais para conversar com os estudantes é uma prática recorrente no ensino da professora Bianca Didoni, que é atuante na área de reportagem em jornal televisionado e vem trazendo ótimos benefícios de aprendizado prático para suas turmas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *